SNS cria consulta para assistir crianças e jovens vindos da Ucrânia

Consulta tem como missão acolher crianças e jovens oriundas da Ucrânia requerentes de proteção temporária em Portugal

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibiliza, a partir de segunda-feira, dia 21 de março, uma consulta para acompanhamento de jovens e crianças chegadas da Ucrânia, que irá funcionar no Hospital de Dona Estefânia (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central).

Esta consulta tem como missão acolher, focando a perspetiva sanitária, crianças e jovens oriundas da Ucrânia requerentes de proteção temporária em Portugal.

Os utentes são referenciados ao CHULC através de uma linha de atendimento, pelo 967 059 865. É realizada, num primeiro momento, uma triagem para determinar o agendamento da consulta.

A consulta vai funcionar todos os dias úteis, em gabinete próprio do edifício das Consultas Externas, sendo garantido serviço de tradução. A triagem realiza-se no período da manhã e as consultas são agendadas para a tarde do mesmo dia.

Após uma primeira observação clínica, os utentes de origem ucraniana são encaminhados para tratamento ou consultas de seguimento específicos, de acordo com as suas necessidades.

Aos cidadãos oriundos da Ucrânia requerentes de proteção temporária e membros da sua família, será atribuído automaticamente um número de utente, que dará o direito de acesso universal ao SNS nas mesmas condições que os cidadãos nacionais, beneficiando, nomeadamente, da prestação de cuidados no âmbito dos programas de saúde materno-infantil, atualização das vacinas segundo o Plano Nacional de Vacinação, agendamento de vacinação para COVID-19, cuidados hospitalares e demais programas de saúde em vigor.

 



Comentários

pub