Silves dá nome de ex-diretor a rua e lança livro sobre centenário da Escola Secundária

A apresentação do livro decorrerá na Junta de Freguesia de Silves

Foto: Exposição na Secundária de Silves – Arquivo

A Escola Secundária de Silves comemorou, em 2019, 100 anos de existência, mas as iniciativas ligadas à efeméride continuam: este sábado, 26 de Março, haverá a inauguração da rua João José Gomes, antigo professor e diretor, e o lançamento de um livro comemorativo.

O descerramento da placa toponímica em homenagem ao professor-escultor João José Gomes acontecerá às 15h30, no lado norte do mercado municipal de Silves.

«A atribuição toponímica em homenagem a João José Gomes deve-se ao seu grandioso percurso na Escola Industrial e Comercial João de Deus, atual Escola Secundária de Silves (ESS), entre 1933 e 1966, onde foi professor e diretor (neste ultimo caso, durante 13 anos)», diz a Câmara Municipal.

«Muito estimado e considerado pelos colegas, funcionários e alunos, o professor João José Gomes distinguiu-se, pela introdução de métodos pedagógicos que só mais tarde vieram a ser adotados nos programas oficiais do Ensino em Portugal e pela relação de proximidade e simplicidade para com os alunos, prática, à época, pouco usual», acrescenta.

Como diretor, relembra a autarquia, «evidenciou-se pelo trabalho de modernização da Escola, sobretudo com a criação dos cursos noturnos, iniciativa de enorme significado pela possibilidade de conciliação de horários de trabalho com os de estudo, permitindo, desse modo, a valorização na profissão e nos negócios de muitos trabalhadores e comerciantes estudantes do concelho».

Mais tarde, a partir das 16h30, haverá a apresentação do livro “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”, da autoria de Rogélio Mena Gomes e de Manuel José de Sousa Santos (Mourinho).

A apresentação decorrerá na Junta de Freguesia de Silves.

 



Comentários

pub