São Brás de Alportel lamenta morte do pediatra Emídio de Sousa Sancho

Foi o primeiro médico especialista em pediatra no Algarve

A Câmara de São Brás de Alportel lamentou, esta quarta-feira, 30 de Março, a morte do médico pediatra Emídio de Sousa Sancho, com ligações ao concelho, e cujo «desaparecimento representa uma irreparável perda para a medicina no Algarve.

Emídio Sancho nasceu a 10 de Julho de 1934, na maternidade Alfredo da Costa em Lisboa, no seio de uma família oriunda de São Brás de Alportel. A sua infância foi passada entre Alhos Vedros, Barreiro e Algés.

Aos 11 anos, em 1945, por motivos de saúde do pai, a família regressa a São Brás de Alportel e vem viver para a Balsa, Poço dos Ferreiros, onde viveu até aos últimos dias.

O seu ensino secundário foi percorrido no Colégio Algarve em Faro. Conclui o ensino em 1952/53 e faz exame de admissão ao ensino superior.

O seu pai, Joaquim José Sancho, foi presidente da Câmara de São Brás de Alportel.

Em 1954/55, cumprindo um desejo do pai, Emídio de Sousa Sancho matricula-se no curso de medicina na Universidade de Coimbra.«

Em 1961, Emídio Sancho é mobilizado pelo Exército, como médico de Companhia – Batalhão 141 na Damba. Exerce funções no Hospital da Damba (Carmona), de Fevereiro 1962 a Setembro de 1963.

Com a colaboração do amigo Dr. Granado, criou um mini-serviço de pediatria ambulatória, hoje considerado o primeiro serviço de pediatria ambulatória da história da pediatria nacional.

No Verão de 1968, regressa ao Algarve com a esposa e dois filhos e foi o primeiro médico especialista em pediatria na região.

Criou um consultório de pediatria em Faro que pretendia exemplar e modelar, segundo os dados adquiridos em Coimbra e estágios em Barcelona.

«A inexistência de pediatria e um corpo clínico muito conservador, em colisão com o seu estilo, não permitiram entrada no velho Hospital de Faro», recorda a Câmara de São Brás de Alportel.

Emídio Sancho criou a Associação de Pediatria Ambulatória do Sul – APAS, da qual foi presidente. Com seu velho mestre Nicolau da Fonseca, criou também a Secção de Pediatria Ambulatória da Sociedade Portuguesa de Pediatria SPA-SPP, da qual foi igualmente presidente.

Continuou a atividade profissional com elevada qualidade e bom ritmo até 2010 no Hospital de Faro e no seu consultório que encerrou em 2014.

Os seus últimos anos de vida foram vividos de forma tranquila, na Quinta da Balsa. Faleceu aos 87 anos.

Comentários

pub