Resultados de projeto que envolveu a Águas do Algarve apresentados na sexta-feira

o “IMiST” visou «e estudar a dinâmica do escoamento nos reservatórios de água para consumo humano»

Imagem de Arquivo

Os resultados do projeto de Investigação “IMiST – Melhorar a mistura em reservatórios para o abastecimento de água mais seguro”, que contou com a participação da Águas do Algarve, vai ser apresentado na sexta-feira, dia 25, num seminário online agendado para as 14h30.

A empresa multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Algarve apoiou o projeto, que também envolveu o Instituto Superior Técnico e os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora, «através de um caso de estudo».

«O objetivo do projeto foi o de estudar a dinâmica do escoamento nos reservatórios de água para consumo humano (velocidades, percursos da água, distribuição dos tempos de residência, grau de mistura, estratificação de temperatura e decaimento do cloro, entre outros), de modo a obter as linhas de orientação para o projeto, operação e a sua reabilitação», explicou a Águas do Algarve.

O projeto, que é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, está em curso desde outubro de 2018. Em 2019 foi efetuada uma visita de campo da equipa do IST à Águas do Algarve para verificar aplicação do Caso de Estudo da empresa no caso do Reservatório Inicial Oriental do Algoz.

Em 2021 «foi realizada a campanha de campo do caso de estudo, nomeadamente em Maio, com medições no local pela equipa do IST, nomeadamente a variação da qualidade da água no reservatório inicial Oriental em Algoz, por alteração da proporção da percentagem de água subterrânea tratada que permitiu verificar em tempo real, a forma como o escoamento da água ocorre no reservatório desde a entrada até à sua saída e verificar eventuais pontos de maior residência da água. Os resultados do projeto foram apresentados em tese de dissertação em Janeiro de 2022».

 

 

 



Comentários

pub