Realizador de «Rapariga com Brinco de Pérola» vem a Albufeira para o festival “Sophia Estudante 2022”

Jovens de Albufeira estão a aprender, ao longo desta semana, a fazer filmes de animação e a descobrir o vasto universo da sétima arte

Peter Webber, o realizador do filme “Rapariga com brinco de pérola”, bem como outros realizadores, como Diogo Varela Silva, João Nuno Pinto, Margarida Gil, Sérgio Graciano e Tiago Guedes, vão estar no próximo fim de semana em Albufeira no âmbito do festival “Sophia Estudante 2022”.

A Galeria Municipal João Bailote acolheu na passada sexta-feira, dia 4, a abertura do programa “Sophia Estudante 2022”, com a presença do presidente da Câmara José Carlos Rolo, do presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, e da diretora regional da Cultura do Algarve, Adriana Nogueira.

Presentes ainda Graça Lobo, autora do primeiro projeto de cinema e educação, desenvolvido no país, e muito em especial no Algarve, há mais de 20 anos, e Isa Catarina Mateus, vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e delegada do Comité Executivo da Federação Internacional de Cineclubes.

José Carlos Rolo frisou que o futuro do cinema português reside nos jovens que se encontram a concurso no âmbito dos Prémios Sophia Estudante e mostrou-se satisfeito pelo facto de Albufeira estar a acolher este certame.

O produtor Paulo Trancoso acrescentou que, a concurso, se encontram 89 “curtas”. Enalteceu o papel da Etic_Algarve, que foi a premiada do ano, e da Universidade do Algarve, que forneceu os formadores das oficinas que estão a decorrer ao longo desta semana, dedicadas aos mais jovens, nomeadamente, “O cinematógrafo nas tuas mãos” e “Oficina de Animação: Pixilação”.

Adriana Nogueira lembrou, por seu turno, as diversas ações que têm vindo a ser encetadas, com êxito, na região, no campo do cinema, mostrando-se muito agradada pelo facto de Albufeira ter captado este programa.

De seguida, foi inaugurada a exposição com todos os cartazes a concurso na categoria de “Melhor Cartaz – Sophia Estudante 2022”, a qual fica patente até próximo ao dia 13.

No fim de semana, dias 5 e 6, decorreram dois ciclos de projeções no âmbito das “Sessões Gerador – Descobre o teu interior”.

Na próxima sexta-feira, 11 de março, a primeira sessão de filmes nomeados aos Prémios Sophia Estudante 2022 terá lugar às 17h20, antecedida por uma sessão de boas vindas (17h00) por José Carlos Rolo e Paulo Trancoso.

Às 21h30, será exibido o filme “Rapariga com Brinco de Pérola” de Peter Webber, para maiores de 12 anos, seguido de uma conversa entre o realizar inglês e o público.

No sábado, dia 12, Peter Webber volta a estar na ribalta, com uma ‘masterclass’ (10h00), seguindo-se um debate com diversos realizadores portugueses, nomeadamente JovensDiogo Varela Silva, João Nuno Pinto, Margarida Gil, Sérgio Graciano e Tiago Guedes.

Às 14h30, a tela volta a descer, para a segunda sessão de filmes nomeados. Depois de uma pausa destinada a café e em plena passadeira vermelha, vai decorrer um momento para conhecer e fotografar realizadores, atores e participantes dos Prémios Sophia Estudante 2022. A terceira sessão dos filmes nomeados arranca às 17h00.

No domingo, às 11h00, tem lugar uma conferência a cargo de Carlos Alberto Henriques, intitulada “O Cinema do Futuro”, enquanto às 15h00 terá lugar a tão esperada “Cerimónia de Entrega dos Prémios”.  Para as 16h30 está marcado o visionamento dos filmes vencedores.

Em todas estes momentos, a entrada é livre, de acordo com a lotação da sala.

 

Clique aqui para conhecer o PROGRAMA na íntegra

 

 



Comentários

pub