PSD critica ausência de plano para eficiência energética e sustentabilidade em Portimão

Social-democratas vão apresentar propostas neste campo

O PSD Portimão veio a público manifestar a sua surpresa pela «ausência de Plano Municipal de Ação para a Eficiência Energética e Sustentabilidade» no concelho, uma «matéria fundamental» na atualidade.

Os social-democratas questionaram o executivo socialista da Câmara sobre este plano «ou mesmo um documento equivalente», um compromisso que «já está a ser feito e trabalhado por vários outros municípios».

«Com espanto, tristeza e preocupação o PSD ouviu o silêncio, o desconhecimento e o vazio do PS sobre uma matéria fundamental atualmente», considera a Comissão Política do PSD Portimão.

«Em pleno 2022 e com metas energéticas a atingir já em 2030 a nível nacional, perceber que estamos em Portimão no ponto zero é preocupante», defendeu Carlos Gouveia Martins, presidente da concelhia portimonense e líder da bancada municipal deste partido.

«A transição energética para quem nos governa em Portimão aparenta resumir-se apenas à substituição tardia e pontual de sistemas de iluminação obsoletos por sistemas LED», acusou.

Para os social-democratas, a Câmara de Portimão «não deve ficar à espera de que o Governo diga o que devemos fazer».

«Não podemos esperar que a transição energética fique a cargo unicamente de privados e há trabalho que o município pode e deve fazer», diz Carlos Gouveia Martins, que promete apresentar «várias propostas a implementar no concelho com o objetivo de tornar Portimão mais sustentável em termos energéticos e também hídricos, reduzindo custos, dinamizando a economia e beneficiando o ambiente», ideais que vai divulgar publicamente.

 

 



Comentários

pub