Programa “Competências para a Vida” da UAlg foi apresentado em seminário internacional

A convite da Comissão Europeia e da OCDE

O programa “Competências para a Vida” (“Soft skills for life”) da Universidade do Algarve foi apresentado no “Seminário Internacional de Aprendizagem entre Pares”, a convite da Comissão Europeia e da OCDE, numa «sessão dedicada a exemplos inovadores sobre orientação vocacional e transição bem-sucedida para o ensino superior».

Esta iniciativa, que é desenvolvida desde 2018 e tem Saúl de Jesus como coordenador, «um curso que procura desenvolver soft skills nos estudantes da UAlg», segundo a universidade.

«Trata-se de um conjunto de 12 módulos, cada um relativo a uma competência que se considera importante ser desenvolvida num estudante universitário», descreve a UAlg.

As competências estão distribuídas num programa de três anos, «sendo em cada ano desenvolvidas quatro competências. As competências aprendidas pelos estudantes do 1º ano centram-se mais nos métodos de estudo e na gestão do tempo, enquanto as competências desenvolvidas nos estudantes do 3º ano visam mais a empregabilidade e a transição para o mercado de trabalho».

O programa é feito online, com sessões assíncronas constituídas por vídeos que procuram ensinar os participantes a desenvolver as competências com exercícios que devem aplicar e praticar no dia a dia. Cada módulo deve ser realizado durante o período de uma semana.

São avaliadas algumas variáveis no início e no final da aplicação do programa e é feito o follow-up, o que tem permitido verificar os benefícios para os participantes no programa competências para a vida.

«Uma das características inovadoras deste programa é procurar desenvolver competências de desenvolvimento pessoal e social, importantes para a vida global presente e futura dos estudantes, e não apenas competências importantes para a futura atividade profissional», salienta a UAlg.

No seminário, que contou com 120 participantes de 21 países, «foi manifestado um elevado interesse em relação a este programa».

 



Comentários

pub