Procissões do Triunfo e do Enterro do Senhor, bem como Concerto de Páscoa marcam Semana Santa em Tavira

Tavira, conhecida como «a Roma algarvia» pelo grande número de igrejas, tem uma das mais tradicionais celebrações da Semana Santa em toda a região

As procissões do Triunfo em Domingo de Ramos (dia 10 de Abril) e do Enterro do Senhor (dia 15, Sexta-Feira Santa), assim como o Concerto de Páscoa (dia 17) voltam, este ano, a ser os pontos altos das celebrações da Semana Santa, em Tavira.

Assim, no dia 10, Domingo de Ramos, às 17h00, tem lugar a Procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo, numa organização da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo.

Esta procissão é composta por vários andores de talha dourada, que descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.

Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.

As Vias Sacras decorrem nos dias 8 e 13, a partir das 21h00, num percurso composto por várias estações, na freguesia de Santa Luzia e Tavira (centro histórico), respetivamente.

Trata-se de «um momento que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra».

No dia 15, Sexta-Feira Santa, é possível assistir, na Igreja da Misericórdia, às 15h00, à Celebração da Paixão. A Procissão do Enterro do Senhor, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira, tem lugar, no mesmo dia, às 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia.

Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

No dia 16, às 20h00, realiza-se, na Igreja de Santiago, a Vigília Pascal.

No dia 17, Domingo de Páscoa, tem lugar, às 10h00, com partida da Igreja de São Paulo, a Procissão da Ressurreição. Segue-se, pelas 11h00, na Igreja de Santiago, a Eucaristia Pascal.

As celebrações encerram, às 18h30, na Igreja do Carmo, com o Concerto de Páscoa “As Sete Palavras do Homem – Haydn e Saramago”, pela Orquestra Clássica do Sul. A entrada é livre, mas está sujeita à lotação do espaço.

 



Comentários

pub