Primeiros refugiados ucranianos viajam para o Algarve nos próximos dias

A maioria são pessoas com familiares ou amigos na região

Os primeiros refugiados ucranianos devem chegar ao Algarve nos próximos dias num autocarro que vai partir para a Polónia «dentro de um ou dois dias», com o objetivo de «recolher refugiados que queiram vir mesmo aqui para o Algarve», revelou ao Sul Informação Igor Korbeliak, presidente da Associação de Ucranianos no Algarve.

A associação que representa os ucranianos que vivem na região algarvia tem estado «a trabalhar com câmaras municipais e com o Alto Comissariado para as Migrações no sentido de arranjar documentação».

«A Europa e a Polónia estão a facilitar bastante e a permitir às pessoas passar a fronteira, mesmo sem a documentação necessária nos tempos normais», revelou Igor Korbeliak.

«Para já, a maioria das pessoas que virão têm cá familiares ou conhecem cá alguém. Portugal está bastante afastado da Ucrânia e as pessoas tentam arranjar lugar nos países mais próximos», acrescentou.

Ou seja, o que vai funcionar é a rede familiar e de relações de proximidade, o que significa que a muitas destas pessoas terão onde ficar.

Ainda assim, a associação está «a estudar e a trabalhar as questões do alojamento. Estamos a fazer a lista das pessoas e depende muito de quantas pessoas vêm por família, se há crianças… vamos trabalhar nesse sentido».

«Neste momento, tanto quanto sei, ainda só há casos em que é a rede familiar que está a responder ou que está a ir à Polónia ou à Roménia para trazer a família», revelou, por seu lado, Armindo Vicente, presidente do Secretariado das Misericórdias do Algarve.

Mas, no futuro, prevê-se que haja necessidade de preparar uma rede de acolhimento alargada e a região algarvia, até pela grande comunidade ucraniana que aqui existe, não ficará de fora.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) já começou a fazer um levantamento da capacidade de resposta dos seus membros, um trabalho que começou «ainda antes da invasão da Ucrânia por parte da Rússia», após um repto lançado pela ministra Ana Mendes Godinho.

«A União de Misericórdias gere centros de refugiados e tem equipamentos que podem receber pessoas. No caso dos centros de refugiados, estão preparados para acolher as pessoas durante mais tempo. Nos outros equipamentos, será uma solução mais transitória», explicou Armindo Vicente.

«Nós temos centros de refugiados na Santa Casa da Misericórdia de Faro e na de Silves. Depois, como aconteceu no incêndio de Monchique, há a possibilidade de instalar equipamentos informais, que podem acolher de forma transitória as pessoas, até ser encontrada uma solução», acrescentou.

No entanto, nesta primeira fase, a resposta será dada «pelos  serviços normais da Segurança Social e pela rede familiar».

A UMP também quis saber, «no caso de maior permanência das famílias,  se as instituições tinham emprego para dar às pessoas».

Todo este trabalho está em curso e «ainda é cedo para avançar números, uma vez que não sabemos quantas pessoas nos vão procurar», concluiu Armindo Vicente.

 

Advogados e notários apoiam ucranianos que vêm para Portugal

 

Os advogados e os notários portugueses estão a dar apoio gratuito a cidadãos ucranianos, nomeadamente aos que se pretendem refugiar da guerra no nosso país.

Segundo anunciou a Ordem dos Advogados (OA), há muitos advogados que «se estão a voluntariar para prestar assistência jurídica gratuita aos cidadãos ucranianos que se encontram em Portugal, bem como àqueles que se venham a dirigir ao nosso país em fuga desta guerra de agressão vergonhosa que foi lançada contra um país livre e soberano».

Estes profissionais estão a oferecer ajuda legal pro bono aos candidatos a refugiados, «uma atitude generosa que honra a tradição dos advogados e da sua Ordem na defesa dos mais vulneráveis», na visão de Luís Menezes Leitão, bastonário da OA, que já agradeceu «reconhecidamente» este gesto.

A lista dos advogados que prestam este apoio está a ser compilada e será divulgada no site da Ordem dos Advogados e enviada para a Embaixada da Ucrânia e a Associação Nacional de Advogados da Ucrânia.

A Ordem dos Notários também disponibilizou um serviço gratuito para cidadãos ucranianos com filhos menores que precisem de enviar autorizações de viagem para a Ucrânia, que pode ser acedido através do telefone 210 547 459 ou do email [email protected].

 

 

 



Comentários

pub