Primeiro Observatório Nacional de Envelhecimento inaugurado em Alte

Estrutura vai «recolher e analisar dados relativos a todo o ciclo de vida da população»

O primeiro Observatório Nacional de Envelhecimento (ONE) vai ser inaugurado em Alte, no concelho de Loulé, na segunda-feira, dia 21 de Março, às 15h00, numa sessão que contará com a presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, e de António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

A missão desta estrutura será «recolher e analisar dados relativos a todo o ciclo de vida da população para propor medidas que promovam o envelhecimento ativo e saudável», segundo o Algarve Biomedical Center (ABC), que coordena este projeto em conjunto com a NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto.

A iniciativa «pretende dinamizar a colaboração entre instituições públicas, privadas e sociedade civil para o estudo do envelhecimento. Fazem ainda parte do projeto vários parceiros e entidades publicas e privadas».

«Com um investimento de cerca de um milhão de euros, o ONE tem como objetivo promover a investigação e conhecimento que permitam avaliar e desenvolver o envelhecimento ativo e saudável, adequando as prioridades e o tipo de respostas nas áreas da saúde, da ação social, da educação e da formação ao longo da vida, do trabalho e da participação cultural e cívica em função do território, das necessidades e das dinâmicas da população», acrescentou o ABC.

 

 



Comentários

pub