Pintora Ana Sério dá a conhecer o “Génio do Lugar” em Loulé

Até 23 de Abril

A exposição “Génio do Lugar”, da pintora Ana Sério, vai estar patente a partir de amanhã, dia 11, e até 23 de Abril na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé. A inauguração da mostra está agendada para esta sexta-feira, às 18h00.

Segundo a Câmara de Loulé, o trabalho que esta artista realizou desde 2016, «insere-se numa pesquisa plástica que pretende objetivar pictoricamente as características da paisagem da região da Gândara, inscrita na obra literária de Carlos de Oliveira, designadamente no romance Finisterra: paisagem e povoamento e no Trabalho Poético».

«Partindo deste universo único, procura-se representar as várias paisagens (físicas e psicológicas) construídas pelo escritor a partir do complexo ponto de vista do narrador em diferentes fases da sua vida (criança e adulto)», resume a Câmara.

O escritor «usa, entre os seus procedimentos, elementos como o desenho infantil, a (piro)gravura e a fotografia, tornados essenciais para a construção narrativa».

«Tenta-se assim estabelecer uma relação produtiva, operativa, entre a linguagem literária e a linguagem pictórica, criando um espaço de comunicação que aproveita os diversos códigos linguísticos utilizados pelo escritor, com vista a relacioná-los entre si no suporte físico da tela ou do papel, de forma a abrir ao fruidor uma dimensão outra de perceção inesperada e rica de sugestões», acrescenta a autarquia.

Esta exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 16h00.

 

 

 



Comentários

pub