Pelo menos 2 famílias de refugiados ucranianos já chegaram a Aljezur

Ação Social já está a apoiar as pessoas deslocadas

Duas famílias, com três mulheres e três crianças, chegaram nos últimos dias a Aljezur, através do apoio da Associação dos Ucranianos em Portugal, que comunicou ao Município a chegada destas pessoas.

Segundo a autarquia, que diz ter apenas «conhecimento oficial» da chegada destas duas famílias, foi feita a articulação com o Alto Comissariado para as Migrações do Algarve, uma vez que «outras pessoas e famílias irão ainda chegar» ao concelho.

Para o apoio a estas famílias, foi de imediato acionado o Serviço de Ação Social do Município de Aljezur, «tendo-se providenciado já o seu acompanhamento junto do SEF, a fim de tratarem do seu registo para Proteção Temporária, essencial para terem acesso às medidas e apoios de âmbito nacional, assim como entrega de alguns bens essenciais».

A Câmara de Aljezur admite, em comunicado, que «não se conhece o número exato dos que já chegaram, uma vez que este movimento está a ser realizado por familiares e amigos que já residem no concelho», havendo ainda outras pessoas deslocadas que chegam através do apoio da Associação dos Ucranianos em Portugal.

Tendo em conta os pedidos de ajuda feitos às instituições «socio-caritativas» do concelho e a mobilização solidária da «sociedade civil e da comunidade de Aljezur», a autarquia marcou, para a próxima segunda-feira, uma reunião extraordinária da Rede Social do concelho, «a fim de articular a intervenção entre os diversos serviços públicos e os parceiros sociais» que aí atuam.

«Também alguns empresários do concelho já contactaram o Município manifestando a sua vontade de participar nesta missão e disponibilizando-se para ações que possam melhorar o acolhimento e integração destas pessoas», acrescenta a nota da Câmara.

A autarquia termina com um apelo «a quem tenha conhecimento de pessoas deslocadas da Ucrânia e que necessitem de informação, apoio e encaminhamento, nomeadamente na articulação com o SEF e outros serviços públicos», para que se dirijam Serviço de Ação Social do Município de Aljezur, no edifício da antiga Escola C+S.

Comentários

pub