Olhão: Proteção Civil testou resposta a acidente na Via do Infante

No cenário simulado, dois dos automóveis foram projetados para fora da autoestrada

A Proteção Civil testou, esta sexta-feira, o Plano Prévio de Intervenção para a Via do Infante (A22), simulando um acidente de viação que envolveu três viaturas.

No cenário simulado, dois dos automóveis acabaram por ser projetados para fora da autoestrada o que, segundo a Câmara de Olhão, «aumentou o grau de dificuldade da resposta dos agentes Proteção Civil. Ao todo, foi necessário assistir oito vítimas».

«O Plano Prévio de Intervenção prevê grelhas em que são despachados automaticamente os meios correspondentes em função da gravidade do acidente», explica Luís Gomes, comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão, os primeiros a chegar ao local do acidente.

Devido à gravidade da ocorrência, foram, também, acionadas as corporações de Tavira, S. Brás de Alportel, Faro e Loulé, para além do INEM, da GNR e da concessionária da autoestrada.

Para Luís Gomes, o balanço do treino operacional é positivo, na medida em que confirmou na prática a prontidão da resposta e a articulação entre as várias entidades envolvidas numa situação desta natureza: «só treinando podemos identificar o que podemos melhorar e como podemos evoluir na resposta a este tipo de ocorrências».

As operações foram acompanhadas por Elsa Parreira, pela vice-presidente da Câmara de Olhão.

 



Comentários

pub