Olhão junta «todas as associações do concelho» num encontro

No domingo

As associações de Olhão vão-se dar a conhecer umas às outras, falar dos seus planos e saber mais sobre os apoios camarários aos quais têm acesso, no 1º Encontro de Associações de Olhão, que vai decorrer este domingo, dia 6, às 15h00, no Auditório Municipal de Olhão.

O encontro é orientado para dirigentes de todo o tipo de associações – juvenis, culturais ou de solidariedade social, entre outras.

A iniciativa é lançada pela Câmara de Olhão, que pretende que o registo de associações existente seja atualizado e inclua todas as entidades existentes no concelho, «sem exceção». Este será um dos principais temas a abordar no encontro, onde também se falará sobre a criação do Regulamento de Apoio às Entidades sem Fins Lucrativos.

«Só apoiamos os clubes federados e as instituições particulares de solidariedade social. E queremos, a partir de agora, ajudar nas suas atividades também as associações sem fins lucrativos do concelho», segundo João Evaristo, vereador da cultura da Câmara de Olhão.

«Desejamos apoiar as associações desde cedo, para que possam saber antecipadamente com o que contam e incluir essas ajudas no seu plano de atividades anual», acrescentou.

Neste primeiro encontro, para o qual estão convidadas todas as associações olhanenses, o município pretende dar a conhecer não só como será possível solicitar apoios, mas também incentivar à boa gestão de recursos financeiros, humanos e materiais.

«Vamos divulgar outras formas de apoio para além das incluídas no regulamento e lançar o repto para a criação de um Conselho Municipal de Associações, de forma a estimular a sua participação na resolução das questões que as afetam», disse ainda o autarca.

O município pretende ainda incentivar a valorização de iniciativas conjuntas entre várias associações, «procurando assim que haja articulação entre elas, sobretudo naqueles que são os seus objetivos comuns».

 

 



Comentários

pub