Oficina ajuda a descobrir o «palhaço que existe em cada um de nós» em VRSA

Iniciativa é promovida por Luciano Amarelo

O ator e encenador Luciano Amarelo, fundador da Associação Terras de Ourondo – ATO – vai promover, entre 11 e 16 de Abril, no espaço “Idade de Ouro”, em Vila Real de Santo António, a oficina “Clown e o seu Delírio”.

Nesta iniciativa, «vai haver espaço para a descoberta do palhaço que existe em cada um de nós e os universos que representa. Os talentos de cada participante vão ser desenvolvidos através da voz, corpo, figurino», adiantam os promotores

A oficina «pretende ser um momento em que cada um dos participantes apenas tem de levar consigo a vontade e a curiosidade para brincar e exagerar e ao mesmo tempo descobrir-se».

Vai haver um trabalho para «a descoberta do próprio palhaço» e a sua manifestação.

Para Luciano Amarelo, «trabalhar a técnica do palhaço é atingir um estado de pura curiosidade, alegria e prazer tal qual uma criança, mas também trespassar a energia dos vários palhaços que podem coexistir em cada um de nós: Tonto/Naif/Criança e Sério/Rico».

«Temos de perceber onde nos situamos e onde estão todos os palhaços em nós», acrescenta.

«Esta não é apenas uma atividade isolada, pois pretende-se implementar um projeto de formação em que haverá um acompanhamento dos alunos, na perspetiva de criar núcleos criativos a funcionar em diversos pontos do país. Há uma preocupação de formação de atores e de sensibilização do público para a cultura», explica a organização desta oficina.

Partindo da técnica de Clown – o “Novo Palhaço” – «esta oficina funde o circo e as artes performativas para um desenvolvimento conjunto de momentos de formação, experimentação e criações artísticas».

O objetivo passa por «abraçar as artes performativas, circenses, musicais, cabaréticas, criando uma nova família e um novo cabaret!», contextualiza Luciano Amarelo, que ao longo da oficina vai promover três momentos: formação, laboratório e cabaret.

Esta oficina será composta por 22 horas de formação e vai terminar com um espetáculo de apresentação.

A iniciativa é dirigida a pessoas com mais de 16 anos e tem um limite de 15 participantes. As inscrições estão disponíveis até 7 de Abril.

O valor da oficina é de 95€ para Alunos «EIPÁ!» (Escola Itinerante de Palhaços da ATO) e 115€ para novos alunos.

Mais informações e inscrições através do contacto [email protected].

 



Comentários

pub