Novo projeto “Águas sem Fronteiras” sensibiliza para a poupança e preservação

Clarinha e o Salpico são as duas mascotes

Os “Jogos Águas sem Fronteiras”, teatros educativos e outras atividades interativas. Estas são algumas das iniciativas que fazem parte do novo projeto de Educação Ambiental e Sensibilização Social da empresa Águas do Algarve que passará pelos 16 municípios da região e foi apresentado esta segunda-feira, 21 de Março, em Faro. 

Este projeto «procura sensibilizar os mais jovens, e a população em geral para a necessidade de poupança e preservação da água», explica a Águas do Algarve.

Numa primeira fase, será lançado nas escolas, no dia Mundial da Água, 22 de Março, o “Torneio Águas sem Fronteiras”, onde os milhares de crianças das escolas da região serão desafiados a criar uma peça publicitária com vista a encorajar o público em geral para a poupança de água.

As turmas vencedoras deste torneio serão depois convidadas para um evento numa praia algarvia, onde poderão partilhar os seus trabalhos e as suas experiências, e ainda participar nos ‘Jogos Águas sem Fronteiras’ – um conjunto de atividades criativas que incentivem a olharem de uma forma diferente para a água, bem como a incluir a sua preservação na rotina diária.

O evento contará com a presença de personalidades locais e nacionais.

Ao longo de todo o ano, o “Águas sem Fronteiras” irá também encorajar as escolas e toda a comunidade para a celebração dos diferentes dias temáticas relacionados com a água – dos quais se destacam, por exemplo, o Dia Nacional do Mar ou Dia Mundial do Ambiente – através de jogos didáticos, conteúdos e ativações por toda a região.

Na segunda metade do ano, o projeto voltará a estar presente nas escolas algarvias através de um roadshow regional, que inclui teatros educativos especialmente desenvolvidos e encenados para a iniciativa, bem como atividades interativas que envolvem temas como o ciclo da água ou os ecossistemas aquáticos.

Em todas as etapas do “Águas sem Fronteiras” estarão contemplados prémios para os alunos e para as escolas.

«O “Águas sem Fronteiras” procura assim uma abordagem holística ao longo de todo o ano, envolvendo as escolas e toda a comunidade em torno de uma temática que se tem vindo a tornar de extrema importância para toda a região algarvia, e também para o país», diz a Águas do Algarve.

Ao longo do ano, haverá novidades neste site.

Em breve também será criado o Clube do “Águas Sem Fronteiras”, dirigido especialmente aos mais jovens.

A acompanhar todo este processo estão as nossas duas mascotes…a Clarinha e o Salpico.

Este projeto tem como parceiros a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Agência Portuguesa do Ambiente, Cruz Vermelha Portuguesa, entre outros.

Comentários

pub