Museu, Quinta Pedagógica e Biblioteca de Portimão abrem as portas a pais e filhos nas férias de Páscoa

Conheça as sugestões dos equipamentos municipais portimonenses

As férias de Páscoa das crianças e jovens de Portimão vão ser passadas entre o Museu de Portimão, a Quinta Pedagógica e a Biblioteca Municipal, de 11 a 15 de Abril.

Estes três equipamentos municipais de Portimão prepararam «um conjunto de propostas gratuitas para pais e filhos passarem momentos de forma diferente», segundo a Câmara de Portimão.

Entre 11 e 14 de Abril, o Museu de Portimão convida as famílias a descobrir de forma criativa o património cultural do município, através de atividades da Oficina Educativa, «um programa de ocupação de tempos livres com o intuito de construir memórias entre miúdos e graúdos, promovendo o gosto por temas relacionados com o património, história e cultura, numa perspetiva local e regional».

«Ao longo deste programa, a Oficina Educativa estimulará a curiosidade e a criatividade, bem como a socialização entre as crianças, fortalecendo igualmente os laços entre os mais pequenos e os adultos, através da partilha de experiências, sob o mote de criar e sentir temas diferentes para trabalhar e aprender em conjunto», resumiu a autarquia.

 

 

Entre as iniciativas a propor, figuram “Um Fantoche na ponta dos dedos”, «uma atividade de expressão plástica que procura despertar a criatividade, imaginação e capacidade de criar e contar histórias», assim como a ação “À descoberta da Pré-História”, «na qual pais e filhos se familiarizam com o dia-a-dia das comunidades pré-históricas e com práticas como a moagem, a tecelagem e a confeção de adornos, que completarão esta viagem no tempo».

No mesmo período, «as crianças deixarão a sua marca na fábrica com a atividade “Primeira impressão”, que pretende ser uma abordagem simples e colorida aos antigos sistemas industriais de impressão e estampagem, através de diversas técnicas, usando o stencil, a digitinta e os carimbos».

«Não faltará igualmente a animação, com as “Ideias e Formas em Movimento”, onde os participantes aprenderão a ciência do movimento, através do cinema de animação, com experiências em máquinas de ilusão e animação», acrescentou a Câmara.

O Museu de Portimão estará de portas abertas para pais e filhos de 11 a 14 de Abril, entre as 9h30 e as 12h00 e entre as 13h00 e as 15h00.

 

 

Quanto à Quinta Pedagógica de Portimão, vai retomar a atividade para famílias “Vem dar o pequeno-almoço aos animais” nas manhãs de 11, 12, 13 e 14 de Abril, a partir das 9h30, com a duração de uma hora.

Um técnico da equipa educativa da quinta receberá diariamente um grupo, limitado a 12 participantes ou a três agregados familiares, para uma visita «na qual os participantes poderão inteirar-se do trabalho desenvolvido no cuidado e na alimentação dos animais».

A participação na atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória até à véspera da sua realização, devendo as inscrições ser feitas através do email [email protected] ou pelo telefone 282 248 595.

Já a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai promover uma nova edição do projeto “Juntos de Férias”, em que haverá diversos livros selecionados para a edição Páscoa 2022, já ao dispor dos jovens leitores.

Este projeto é realizado em parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e tem como objetivo principal incentivar o gosto pelo livro e pela leitura junto dos jovens entre os 10 e os 15 anos.

 

 

«Desenvolvido a partir da app Desafios LeR+, o projeto disponibiliza jogos sobre um conjunto de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura 2027 para os jovens, habilitando-os a ganhar prémios».

A biblioteca portimonense também se uniu à empresa Teckies na organização de um concurso de programação na plataforma Robogarden, entre os dias 11 e 15 de Abril.

«A Teckies tem como missão formar nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, de uma forma divertida e muito fácil de entender, dirigindo este desafio a crianças e jovens dos 8 aos 15 anos com gosto por programação, que se habilitam a um prémio especial», segundo a Câmara de Portimão.

As  inscrições devem se feitas até 5 de Abril, através deste link.

 

 

 



Comentários

pub