MOJU mostrou em Olhão que «a poupança pode ser divertida»

Numa sessão dirigida à comunidade do Bairro Fundo Fomento de Habitação

Mostrar que «a poupança pode ser divertida e principalmente, que é para toda a gente», foi o objetivo de uma sessão de poupança criativa promovida pela MOJU e pela PEANUTS Lifestyle, que decorreu no gabinete que a associação juvenil tem no Bairro Fundo Fomento de Habitação, em Olhão, destinada à comunidade do bairro.

A iniciativa foi dinamizada no âmbito do Programa Bairros Saudáveis e contou com oito participantes.

«Inicialmente foram realizadas atividades de quebra-gelo para os participantes se conhecerem e ganharem confiança com o grupo. Ao logo da sessão foram realizadas diversas dinâmicas, abordando temas como a escolha de ingredientes para a confeção de uma receita económica, a degustação de produtos de marca branca, normalmente mais económicos, em comparação com produtos de marca original, e a exploração de uma tabela para apoiar na gestão financeira», segundo a MOJU.

Também houve «momentos de partilha e gargalhadas que fizeram as delícias de todos os participantes». A sessão terminou «com um momento de avaliação e introspeção, onde reinaram os comentários positivos e o desejo de mais momentos como aquele».

 

 

A PEANUTS Lifestyle «é um projeto social que cresceu no âmbito do digital, onde veio a crescer. Tem como principal objetivo fomentar a criatividade, o saber escolher, a sustentabilidade, a educação financeira, a poupança e a resiliência».

O Gabinete de Bairro encontra-se em funcionamento num espaço cedido pelo Município de Olhão, no Bairro Fundo Fomento à Habitação, e é completamente livre de custos para os/as utilizadores/as. Esta é uma das atividades do Projeto Bairro Cool, que está a ser implementando no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades, residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis. O Programa Bairros Saudáveis é financiado pelo Fundo de Recuperação e Resiliência – União Europeia, pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério da Saúde.

 



Comentários

pub