Livros sobre Ambientalismo e TAP motivam debates em Faro

Gonçalo Duarte Gomes é um dos convidados

Os livros “Ambientalismo: uma visão de mercado” e “Milhões a voar: as mentiras que nos contaram sobre a TAP” vão ser apresentados esta quinta-feira, dia 17, no Hotel Faro, na capital algarvia, pelo Instituto +Liberdade.

Às 17h30, o arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes vai estar à conversa com Carlos Guimarães Pinto e André Pinção Lucas sobre a obra que apresenta uma nova perspetiva para a discussão ambiental.

Nesta conversa, segundo os promotores, «vão estar em discussão visões alternativas sobre o ambientalismo: por um lado, uma visão mais centralizadora, colocando o foco numa maior intervenção do Estado e na forte regulação, e, por outro, uma visão mais assente na economia de mercado e direitos de propriedade».

A partir das 18h30, é a vez de Raquel Ponte, ex-jornalista, gestora e promotora de várias iniciativas de cidadania, entrar em cena e discutir com Carlos Guimarães Pinto e André Pinção Lucas sobre a TAP.

Em “Milhões a voar: as mentiras que nos contaram sobre a TAP”, os autores «desconstroem, um por um, todos os argumentos que têm vindo a ser utilizados pelos demais responsáveis políticos para justificar a injeção de capital público na TAP», salienta o Instituto +Liberdade.

Este reforço significa um encargo de, no mínimo, cerca de 400 euros por português ou 800 euros por cada português trabalhador. A justificação que tem sido apresentada, para uma das maiores injeções de sempre do Estado numa empresa pública, foca-se, essencialmente, no caráter imprescindível da companhia aérea para a economia, para o emprego, para o turismo e até para a soberania nacional.

Os dois livros fazem parte da Coleção +Liberdade, que resulta da parceria entre a Alêtheia Editores e o Instituto +Liberdade e visa a «divulgação de conhecimentos e ideias para uma sociedade livre».

O Instituto +Liberdade, fundado em 12 Fevereiro de 2021, é uma organização sem fins lucrativos de cariz liberal, cuja missão é «transmitir conhecimento sobre os principais pilares de uma sociedade livre baseada na liberdade individual, na liberdade política e na economia de mercado».

Afirma perseguir o «objetivo de melhorar a literacia financeira e económica no país, pois apenas com literacia económica e financeira poderemos aspirar a que as pessoas tomem decisões informadas, que fomentem o desenvolvimento económico individual e da sociedade como um todo».

Nesse sentido, o Instituto +Liberdade dedica-se «ao estudo de políticas públicas e à disponibilização de conhecimento e informação que permitam perceber melhor o seu alcance».

 

 



Comentários

pub