Lagoa assina acordo com o IHRU para investir 13 milhões em habitação

Acordo define um montante global de investimento de mais de 13 milhões de euros

A Câmara de Lagoa assinou um acordo de cooperação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Programa 1º Direito, que permitirá ter mais habitação no concelho, através da construção de novas casas, da aquisição para a reabilitação, do arrendamento para o subarrendamento, e ainda prevê a reabilitação dos bairros sociais.

“Demos dois passos importantes para colocar em prática a nossa Estratégia Local de Habitação. Sem pressa, com passos firmes e sólidos para darmos ao lagoenses aquilo que eles mais necessitam, uma casa para viver”, disse Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

O acordo de cooperação celebrado entre Lagoa e o IHRU define um montante global de investimento de mais de 13 milhões de euros, dos quais 11 milhões são financiamento a fundo perdido pelo IHRU.

O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

O executivo municipal de Lagoa aprovou também, na semana passada, dois projetos para a construção de habitação que trará ao concelho mais 43 habitações. Um dos projetos será executado na Rua Dr. º Sebastião Trindade Pinto, em Lagoa, com a construção de sete fogos habitacionais, e o outro será executado no Bairro Social em Porches, com a construção de 36 fogos.

A autarquia explica que, com a construção destes 36 fogos em Porches, no âmbito do Programa 1º Direito, «o atual executivo dá a oportunidade aos lagoenses de se fixarem na zona do concelho com menor densidade populacional e deixa cair a pretensão de construir, naquele local, um parque urbano, substituindo-o por habitação, considerando-a prioritária, uma vez que as famílias lagoenses e o seu bem-estar, estão em primeiro lugar».

O Município prepara-se agora para se candidatar ao Plano de Recuperação e Resiliência Português (PRR) para executar estes dois projetos, que têm maturidade para virem a ser financiados pela chamada “bazuca europeia”.

Além do acordo de cooperação assinado com o IHRU e dos dois projetos aprovados, o Município de Lagoa prepara-se para fazer o projeto para a construção de habitações, a custos controlados, também em Porches, junto da Urbanização do Ramalheiro, com a construção de mais de 50 fogos habitacionais, num terreno adquirido pelo atual executivo, no ano de 2021.

 



Comentários

pub