Jovens de Castro Marim desafiados a contribuir para o “Bem Comum”

Castro Marim quer promover a cidadania dos seus jovens

Capacitar os jovens cívica e politicamente é o objetivo do “Bem Comum”, um programa que arrancou esta semana e resulta de um parceria entre a Câmara de Castro Marim e a associação sem fins lucrativos Coolpolitics.

A iniciativa, que é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem «a missão de envolver e capacitar os mais jovens para intervir ativamente na democracia e nas decisões coletivas», segundo a autarquia.

«O principal objetivo é capacitar os jovens para atuarem em prol do bem comum na sua comunidade, de forma informada e sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável. Por outro lado, o programa Bem Comum visa também tornar o trabalho dos municípios mais permeável ao contributo dos jovens», reforça a Câmara de Castro Marim.

Neste momento, já se iniciou a formação com a equipa de facilitadores, que irão organizar-se e colaborar em todo o desenvolvimento do programa, que se divide em três fases.
Na primeira fase, denominada “Matriz do Bem Comum”, são colocadas várias questões, nomeadamente: “Quais os valores e temas que preocupam os jovens e que estes consideram realmente importantes? Que ideias têm para promover o Bem Comum no seu município?

 

 

Está prevista a realização de oficinas em torno do que os jovens consideram qualidade de vida, «refletindo criticamente e aprofundando conhecimento sobre a realidade local».

Estas ideias são registadas e submetidas na plataforma do projeto. No final, os participantes elegem três ideias que consideram potenciar a construção do bem comum da sua comunidade.

Na fase “Fora do Comum – Dos ideais às ideias, ao Bem Comum “, a segunda, os jovens «integram grupos de trabalho, ao lado de técnicos do município e, com o apoio de outros especialistas nas áreas em questão, vão transformar as ideias mais votadas em projetos estruturados e relevantes às especificidades locais. Enquanto isso, trabalham competências para a participação democrática, de comunicação, cooperação e organização».

Por fim, na terceira e última fase, intitulada “Lugar Comum” os participantes «apresentam formalmente ao seu município o resultado do trabalho coletivo e democrático que desenvolveram, em prol do bem comum, e que culmina na concretização do projeto escolhido pelos jovens, com o apoio e financiamento do município».

 

 

 



Comentários

pub