Governo lança plataforma digital “Portugal for Ukraine”

Portugal participa de forma ativa e solidária nos esforços internacionais para apoiar a saída de cidadãos ucranianos e lusodescendentes e acolher todos aqueles que escolham o nosso país como destino

O Governo português lança hoje a Plataforma “Portugal for Ukraine”, disponível no endereço PortugalforUkraine.gov.pt, que visa congregar todas as respostas e ações em curso tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal.

A plataforma contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.

Permitirá a consulta das várias iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelas diferentes Áreas Governativas com responsabilidade em matéria de acolhimento e integração, facilitando o acesso à informação por parte do utilizador, e permitindo que os mesmos possam preparar a sua viagem até Portugal.

Portugal for Ukraine inclui ainda uma lista de perguntas e respostas que contêm informações gerais e informação útil sobre a vinda para Portugal e o acolhimento no país, incluindo um questionário automatizado que direciona o pedido/oferta de ajuda para a entidade melhor preparada para dar resposta ao problema apresentado.

Os conteúdos encontram-se disponíveis em português e inglês, devendo nos próximos dias existir igualmente uma versão em ucraniano.

Portugal manifesta-se «disponível para acolher todos cidadãos deslocados da Ucrânia que necessitem de proteção internacional e que cheguem a território nacional».

 

 



Comentários

pub