Governo adota regime simplificado para acolher refugiados ucranianos

Passado apenas um dia, o portal criado pelo Governo já conta com “mais de duas mil ofertas de emprego”

A ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva anunciou que os cidadãos ucranianos que venham para Portugal devido à guerra no seu país irão beneficiar de “um conjunto de requisitos simplificados” para entrarem em território nacional. Terão acesso automático a um número fiscal, de Segurança Social e de SNS, o que lhes permitirá ficarem automaticamente legais e encontrar emprego. Portugal recebeu, para já, 141 pedidos.

A decisão visa “responder às necessidades fundamentais” dos ucranianos em fuga, explicou Vieira da Silva, esta terça-feira, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Essas necessidades “podem ser de alojamento, são necessariamente de legalização da situação mas, também, com uma aposta fundamental na dimensão do emprego”, acrescentou.

A governante revelou que, devido à “incerteza” da situação, o Executivo não tem, para já, ideia de um número concreto de pedidos de refugiados que poderá vir a receber, embora “o número de ucranianos que vivem em Portugal aumente a capacidade de resposta e de acolhimento”.

 

Leia mais no Jornal de Notícias

 



Comentários

pub