Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina 13 cêntimos por litro na próxima semana

Mas Ministério das Finanças também mantém a redução das taxas do ISP

O preço por litro de gasóleo deverá descer em 17 cêntimos e o da gasolina em 13 cêntimos, na próxima semana, anunciou esta sexta-feira o Governo.

Apesar desta descida, o Ministério das Finanças também garantiu, em comunicado, que vai manter a redução das taxas do ISP.

Esta evolução do preço por litro “deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina”, tendo em conta o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias, que entrou em vigor na semana passada.

No entanto, e perante a “incerteza da evolução da conjuntura”, bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu, o Governo decidiu que esta semana “não será feita a correspondente atualização de ISP”, o Imposto sobre Produtos Petrolíferos, acrescenta o Ministério das Finanças no seu comunicado.

Desta forma, durante a próxima semana, vai manter-se o desconto temporário do ISP de 3,4 cêntimos no litro de gasóleo (valor que incorpora a redução de 2,4 cêntimos no ISP que resultou da subida dos preços em 16 cêntimos por litro no início deste semana e a redução em 1 cêntimo que vigora desde outubro) e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina (redução de 1,7 cêntimos no ISP aplicados no início desta semana e a redução em 2 cêntimos que vigora desde outubro).

 



Comentários

pub