Festival de caminhadas marca «regresso à normalidade possível» em Alcoutim

Evento começa hoje e dura até domingo

Imagem de Arquivo

São passeios pelos trilhos do Nordeste algarvio, mas, acima de tudo, são experiências, que envolvem as belezas, os produtos, as tradições e as gentes deste território. O Festival de Caminhadas de Alcoutim vai decorrer a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, nos caminhos deste concelho, mas também nos de Sanlúcar de Guadiana, o vizinho espanhol do outro lado do rio, e trazer de volta alguma normalidade a este território.

A já famosa “Manhã com o Pastor”, que inclui um piquenique, mas também saídas em busca do ciclo do mel, das plantas endémicas e do património edificado, são alguns dos pontos altos deste evento, que conta com 16 caminhadas temáticas.

As caminhadas têm diferentes níveis de dificuldade e são guiadas por «pessoas conhecedoras do território, que enquadram as diferentes temáticas propostas».

O programa completo pode ser consultado aqui.

Este é o regresso dos grandes eventos a Alcoutim e o simbolismo não podia ser maior.

«Este foi o último evento que realizámos com normalidade, antes de fecharmos por causa da pandemia», lembrou Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, em declarações ao Sul Informação.

Para o autarca, o Festival de Caminhadas de 2022, cujo mote é “Voltamos a estar juntos”, será «o arranque de uma normalidade que todos queremos e que faz falta».

 

Osvaldo Gonçalves

 

«Espero que corra tudo bem e que as pessoas levem daqui aquilo que habitualmente levam, que é uma ideia positiva da nossa organização, dos percursos e dos temas que são abordados durante as caminhadas», desejou.

«Eu vejo este evento como um oportunidade para reiniciarmos aquela normalidade possível. Temos até algumas outras iniciativas marcadas, como a Feira dos Doces da Avó, em Abril, entre outras», acrescentou.

E a normalidade é bem vinda, principalmente na perspetiva dos agentes económicos locais.

Como noutros anos, o Festival de Caminhadas está a ser marcado «por uma grande procura», o que leva a que haja quem tenha «dificuldade em garantir lugar em algumas das nossas caminhadas, porque muitas vezes já estão esgotadas».

«Dessa forma, estou certo que o alojamento, os estabelecimentos comerciais e toda a dinâmica económica vão beneficiar com o evento», acredita Osvaldo Gonçalves.

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana e está integrado na Algarve Walking Season, apoiada pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo do Algarve.

 

 

 

 



Comentários

pub