Eunice traz “Madalena” ao Teatro das Figuras na estreia em Faro

Teatro das Figuras substituiu o Teatro Municipal de Portimão nesta rede de circulação de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II

O «excelente trabalho» que o Teatro das Figuras, de Faro, tem vindo a realizar, valeu-lhe um cobiçado lugar na Rede Eunice Ageas, um projeto de circulação de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II. O espetáculo inaugural desta rede na capital algarvia, a peça “Madalena”, vai acontecer já no domingo, 27 de Março, o Dia Internacional do Teatro, às 21h30.

O espaço cultural farense, que foi selecionado de entre uma dezena de candidaturas de todo o país, vai pertencer à Rede Eunice Ageas nas próximas três temporadas, até 2024, juntando-se ao Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, ao Centro Cultural do Cartaxo e ao Teatro Municipal de Bragança, os três teatros municipais que fazem parte deste projeto desde a temporada 2019-2020.

Na prática, o Teatro das Figuras substitui o Teatro Municipal de Portimão (Tempo), que foi parceiro da iniciativa entre 2017 e 2021.

«A rede existe desde 2016 e tem, desde essa altura, dado corpo a uma vontade do Teatro Nacional D. Maria II, que é também a sua missão, de não se limitar a ser apenas um teatro de Lisboa e de contribuir para a afirmação do teatro português em todo o território nacional», disse ao Sul Informação Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

«Há uma vontade de que os espetáculos que se fazem e têm o apoio do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), possam circular e ser vistos por toda a população portuguesa», acrescentou.

A Rede Eunice Ageas, que é amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, abrange, atualmente, um total de quatro teatros municipais, que recebem até três espetáculos por ano, produzidos ou coproduzidos pelo D. Maria II.

Cada teatro integra esta rede por um período de três temporadas de programação. Finalizado esse período, são abertas candidaturas para dar lugar a um novo teatro municipal, «garantindo-se assim uma presença regular, consistente e diversificada do Teatro no território nacional», segundo o TNDMII.

Foi esta a lógica que permitiu ao Teatro das Figuras candidatar-se a pertencer ao grupo, proposta que convenceu os responsáveis pela Rede Eunice Ageas.

 

Pedro Penim_DR

 

«De todas as candidaturas que vamos recebendo – porque há, de facto, muitos teatros interessados em fazer parte desta rede -, achámos que esta necessidade de distribuição, aliada ao excelente trabalho que ali é feito, justificavam a oportunidade do Teatro das Figuras estar ligado à rede durante os próximos três anos, ao abrigo de um protocolo», explicou Pedro Penim.

Com a adesão à rede, o teatro farense vai «passar a receber produções nossas e espetáculos que passam aqui no TNDMII».

E o primeiro será o espetáculo “Madalena”, dirigido por Sara de Castro, uma peça sobre a complexa figura bíblica de Maria Madalena.

Este espetáculo «tem a particularidade, que parece muito interessante para um espetáculo inaugural da rede, de contar com atores locais, amadores ou profissionais».

Ou seja, há uma equipa fixa, que acompanha Sara de Castro nas diferentes apresentações, «mas também um lado de inclusão com o tecido cultural local».

Isso leva a que haja «sempre uma especificidade em relação ao local onde o espetáculo é apresentado».

«Acreditamos que esta relação com Faro pode ser transformadora, não só para o Teatro das Figuras, como tem acontecido com outros teatros ligados à rede, mas também para o próprio Teatro Nacional, porque trabalhamos muito numa lógica de colaboração», assegurou o diretor artístico do D. Maria II.

«Recebemos muito feedback dos programadores locais e estou certo que a relação com o Gil [Silva] também será, certamente, muito profícua. Permitir-nos-á perceber melhor o que interessa mais ao público algarvio e ao próprio Teatro das Figuras», concluiu Pedro Penim.

Além de “Madalena”, já está agendada a passagem pelo Teatro das Figuras do espetáculo “Última Hora”, de Rui Cardoso Martins, com encenação Gonçalo Amorim, no dia 22 de Abril.

À Rede Eunice Ageas, que é apoiada desde 2019 pelo Grupo Ageas Portugal, já estiveram ou estão ligados sete teatros municipais, «que acolheram um total de 16 espetáculos, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país», incluindo o Algarve.

 

 

 

 



Comentários

pub