Estação Piloto de Piscicultura de Olhão comemora hoje 20 anos

Projeto da estação estava a ser preparado desde 1984

Inauguração da EPPO em 2002 – Foto de arquivo

A Estação Piloto cumpre hoje 20 anos desde a sua inauguração, data que serve para recordar esse momento, fazer o balanço de várias conquistas como o completar do ciclo de cultivo da sardinha em Aquacultura e fazer planos para o futuro.

A 2 de março de 2002, a Estação Piloto de Piscicultura (EPPO) era inaugurada. O projeto da estação estava a ser preparado desde 1984 e surge como uma vontade de ampliar as instalações de Aquacultura do IPMA, que funcionavam no Porto de Olhão.

A EPPO começou a trabalhar com as espécies que já se produziam nas anteriores instalações (dourada, robalo, sargo, linguado e camarão), mas depressa ampliou o leque passando a desenvolver projetos com diversas espécies de sargo (sargo-safia, sargo-veado, sargo bicudo), pargo, mero e corvina.

Foi pioneira no cultivo em Aquacultura de sardinha e mais recentemente está a trabalhar com ouriços do mar e espécies emergentes, como o lírio.

Trabalha atualmente na estação, meia centena de pessoas, nas mais diversas funções e projetos.

O edifício da EPPO foi construído em Quelfes, num projeto da autoria do arquiteto Pedro Vaz, e foi inaugurado há precisamente 20 anos, pelo então secretário de Estado das Pescas José Apolinário, na presença do presidente do IPIMAR à época, Marcelo de Vasconcelos, e do Centro Regional de Investigação do Sul, Costa Monteiro.

O projeto da EPPO foi idealizado por Maria Helena Barahona Fernandes (FCUL), vice-presidente do INIP. e pelo diretor da estação desde a sua criação até aos dias de hoje, Pedro Pousão-Ferreira.

Para o futuro, Pedro Pousão sublinha o alargamento da atividade e o reforço da posição do IPMA como grande promotor de I&D na área da Aquacultura.

O envolvimento na estrutura recentemente criada (S2AQUAcoLAB) vem reforçar precisamente a aposta neste domínio.

Nos planos para o futuro, o diretor realça o estudo e ampliação do edifício para albergar mais laboratórios e postos de trabalho.

 

Inauguração da EPPO em 2002 – Foto de arquivo

 



Comentários

pub