Escola de Albufeira recebeu parceiros de Itália, Barcelona, Roménia e Turquia para projeto Erasmus+

Projeto visa desenvolver aptidões na utilização segura da Internet e conhecimentos necessários para lidar com os seus riscos

O Agrupamento de Escolas de Albufeira/Escola EB 2,3 Dr Francisco Cabrita e a autarquia de Albufeira acolheram, na semana de 14 a 18 de Fevereiro, os parceiros de Itália, Barcelona (Espanha), Roménia e Turquia para a dinamização de atividades contempladas no Projeto Europeu Erasmus + KA 229 My TECH “I am connected but not addicted”.

Na sessão de abertura das atividades, estiveram presentes o presidente da Câmara José Carlos Rolo, a presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Albufeira, Domingos Mendes.

Visando o desenvolvimento de aptidões na utilização segura da Internet e o desenvolvimento de conhecimentos necessários para lidar com os seus riscos, a comitiva participou na formação O uso da Internet Segura, centrada no lema “Identidade virtual e identidade real”.

As sessões, asseguradas pelos professores Marco Hipólito e Carlos Nunes, abordaram temas como cibersegurança (cybersecurity), ciberbullying na escola (cyberbullying in school), ciberameaças (cyber threats) e dados pessoais – segurança na internet e no computador (personal data – internet safety, computer safety).

Além da formação, a comitiva foi presenteada com uma escultura na areia elaborada pelo artista Vítor Raposo.

Com a consciência de que, como relembrou Carlos Nunes, “Even when the agression is virtual, the damage is real”, ou seja, “embora a agressão seja virtual, os danos são reais”, os participantes fizeram um balanço muito positivo desta experiência em Albufeira, deixando o repto para a comunidade escolar e a comunidade em geral: «Act like in real life! Na Internet, temos que agir como agimos na vida real!»



Comentários

pub