Equipa de Apoio Psicossocial do CHUA forma voluntários para os Cuidados Paliativos

Na Unidade Hospitalar de Faro

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) apresentou ontem, 16 de março, no auditório da Unidade Hospitalar de Faro, o primeiro grupo de voluntários formados por esta equipa para dar apoio nos Cuidados Paliativos.

Os candidatos, pertencentes não só ao grupo de voluntariado já existente na Unidade Hospitalar de Faro do CHUA, mas também ao Grupo de Apoio de Faro da Liga Portuguesa contra o Cancro/Núcleo Regional do Sul, passaram por uma fase de inscrição, formação e entrevista e vão agora dar apoio no âmbito da consulta externa dos Cuidados Paliativos, em estreita colaboração com a Equipa de Cuidados Paliativos do hospital de Faro, equipa recetora do programa «Humaniza».

“A EAPS do CHUA, no âmbito de um dos eixos de atuação do projeto «Humaniza», da Fundação «la Caixa», pretende ser facilitadora da projeção e organização ativa das atividades de voluntariado, em parceria com as equipas recetoras do programa”, explica Giovanni Cerullo, o médico responsável por esta equipa, que agradeceu a abertura do Conselho de Administração do CHUA, da Equipa de Cuidados Paliativos e do Serviço Social do hospital de Faro, para a concretização deste projeto.

Já Mariana Santos, enfermeira diretora do CHUA, salientou a importância do voluntariado para a instituição, agradecendo a todos os que se envolveram na criação deste grupo de 14 voluntários.

“Quer os voluntários, quer os profissionais, todos estamos com muita vontade de ter muito mais voluntariado. Creio que estamos no caminho certo para ter mais humanização e afetividade, que os nossos doentes tanto necessitam”, explica.

 

Este é um projeto pioneiro que prevê que os voluntários dêem apoio aos doentes na concretização de tarefas logísticas, tal como a marcação de consultas e exames, detetem as necessidades do doente e família/cuidadores, fomentem a perceção de suporte, humanização e proximidade dos cuidados de saúde, assim como a distribuição de bens alimentares enquanto o doente aguarda a realização da consulta.

Cátia Martins, assistente social da EAPS e responsável do voluntariado EAPS na Unidade Hospitalar de Faro, salientou “a importância dos voluntários, nesta área específica dos Cuidados Paliativos, na melhoria da qualidade de vida da pessoa com doença avançada” e manifestou “a sua gratidão aos presentes, que colaboraram e ajudaram a implementar este projeto”.

Na sessão de apresentação do projeto de voluntariado em cuidados paliativos da EAPS, estiveram ainda presentes a médica Dagoberta Lima, da Direção do Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Faro, Felizarda Santiago, enfermeira gestora das consultas externas da Unidade de Faro, Sandra Pinto, responsável do voluntariado do mesmo hospital, e Pedro Bragança, vogal da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esteve presente também, online, Iciar Garcia, diretora do programa «Humaniza» da Fundação «la Caixa», em Espanha e Portugal.

 

 



Comentários

pub