Enfermeiros concentram-se em protesto à porta do hospital de Portimão

Sindicato denuncia falta de cumprimento de promessas por parte do CHUA e da ARS Algarve

Nuno Manjua, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

Enfermeiros do Algarve vão concentrar-se esta sexta-feira, 1 de Abril, à porta do hospital de Portimão, em protesto contra a falta de concretização da «progressão na carreira».

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que organiza a concentração, salienta que 1 de Abril é o Dia das Mentiras e que o CHUA «é a personificação deste dia», pelas promessas não cumpridas.

«Os enfermeiros estão fartos de esperar e este sentimento agravou-se quando descobriram que a administração do Centro Hospitalar do Algarve deu o dito pelo não dito, “roubando-lhes” os pontos que lhes permitiriam progredir na carreira».

Segundo o SEP, «são 417 enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho que já deveriam ter progredido em 2018 e 2019, à semelhança dos colegas do Hospital de Lagos, e que, segundo esta nova informação, só lhes contam pontos a partir de 2018». Por isso, denuncia o Sindicato, «são 20 anos de trabalho que pretendem “apagar” e que os enfermeiros não estão disponíveis para perder».

Neste contexto, mais de uma centena de enfermeiros reuniu-se a semana passada nos hospitais de Faro e Portimão e decidiu formas de luta, já que «agora, os enfermeiros não estão só fartos de esperar. Agora sentem-se enganados e ludibriados».

Mas não é só no Centro Hospitalar Universitário do Algarve que aqueles profissionais de saúde estão descontentes. «também na ARS Algarve cerca de 100 enfermeiros aguardam progressão como lhes havia sido prometido».

Amanhã de manhã, à porta do hospital de Portimão, os enfermeiros entregarão um abaixo assinado à administração do CHUA, e, em conferência de imprensa, irão anunciar o plano de luta para as próximas semanas.

 



Comentários

pub