EMARP apresentou a sua “Marafada” em Alvor

Mascote foi apresentada no 6º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água JOVEM

A “Marafada”, uma minhoca que é a mascote do projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos, foi apresentada, esta sexta-feira, pela EMARP, no 6º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água JOVEM (ERVAA JOVEM) promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP – ARH do Algarve (APA – ARH Algarve), em Alvor.

A Marafada, que é uma minhoca, «tem a missão de salvar os restos de comida (resíduos orgânicos) do aterro, permitindo a sua transformação em fertilizante 100% natural».

Durante a sessão, foi transmitido aos mais novos o que são os resíduos orgânicos, porque é tão importante separá-los e como é que o podem fazer em suas casas, juntamente com os seus pais.

De forma interativa os participantes também tiveram a oportunidade de fazer girar a “Roda dos Orgânicos”, responder a questões, tirar dúvidas e ganhar prémios.

No final, todos os alunos foram convidados a juntar-se à “Marafada” ajudando-a na sua missão e para esse efeito foi-lhes entregue material informativo para partilharem com os seus amigos e familiares.

«Despertar o interesse das gerações do futuro, para que possam chamar a atenção, alertando para a urgência de separar os resíduos hoje, abrindo o caminho para um amanhã mais sustentável, é um dos objetivos da campanha de comunicação dos orgânicos», explica a EMARP.

A iniciativa, que integrou o programa de festividades de elevação de Alvor a vila, contou com a presença dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas (AE) da Bemposta num total de 430 alunos e 30 professores, e 3 turmas de Faro do 2º ciclo, do AE Pinheiro e Rosa e do AE João de Deus, num total de 68 alunos e 6 docentes.

 



Comentários

pub