DGS: Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prioritária entre os refugiados da Ucrânia

Cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite é prioritária

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou este sábado uma norma que define as estratégias de vacinação de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal em situação de acolhimento. A norma define como prioritária a cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite.

A DGS explica, em comunicado, que «de acordo com a norma, os esquemas vacinais de origem dos cidadãos devem ser adaptados de acordo com os recomendados em Portugal».

No entanto, «considerando que existe um maior risco de determinadas doenças evitáveis pela vacinação em países com baixas coberturas vacinais e perante conjunturas disruptivas, como o conflito armado, foram definidas prioridades de vacinação contra o sarampo e contra a poliomielite».

Adicionalmente, foram ainda emitidas «recomendações relativas à vacinação contra a tuberculose, segundo o Programa Nacional de Vacinação (PNV), à Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e à Campanha de Vacinação contra a gripe sazonal».

A DGS acrescenta que estas recomendações cumprem o estipulado no Programa Nacional de Vacinação (Portaria 248/2017; Norma 18/2020), que determina que todas as pessoas presentes em Portugal têm o direito a ser vacinadas de acordo com o previsto no PNV 2020 (Norma 18/2020).

A vacinação será feita depois da «avaliação do estado vacinal, de acordo com a idade e eventuais patologias de risco ou circunstâncias especiais», devendo ser administradas «todas as vacinas consideradas necessárias, sempre que possível».

A DGS termina informando que «a adesão a estas medidas será promovida junto destes cidadãos através de estratégias comunitárias e individuais de comunicação dirigidas».

 



Comentários

pub