Correios, combustíveis e a produção de sal na jornada de eurodeputada do PCP no Algarve

Jornada de trabalho que percorrerá os concelhos de Loulé, Faro, Castro Marim e Vila Real de Santo António

Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, participará esta sexta-feira, dia 1 de Abril, numa jornada de trabalho que percorrerá os concelhos de Loulé, Faro, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

A jornada inicia-se com um contacto com os trabalhadores dos CTT, junto ao Centro de Distribuição Postal de Loulé. Perante o recente relatório da ANACOM (entidade reguladora para as telecomunicações), que denunciou a degradação do serviço postal após 22 ações de fiscalização em treze centros de distribuição postal dos CTT – Correios de Portugal, entre julho de 2021 e janeiro de 2022, entre os quais o de Loulé (onde foi confirmada a degradação do serviço), o PCP considerou importante realizar esta ação de contacto para «denunciar as consequências da privatização da empresa e ouvir problemas dos trabalhadores dos correios que há muito lutam por melhores salários e pela contratação de mais pessoal».

No Aeroporto de Faro, Sandra Pereira terá um encontro com várias associações do setor do Táxi, que, segundo os comunistas, «está a ser profundamente afetado pela especulação em torno do preço dos combustíveis que decorre do aproveitamento que as grandes empresas petrolíferas estão a fazer da guerra e das sanções».

Este encontro será «uma oportunidade para ouvir as preocupações deste setor e dar a conhecer propostas do PCP em torno da regulação dos preços (preços máximos), medidas de alívio fiscal – fim da dupla tributação do IVA sobre o ISP e fim do adicional ao ISP – e os apoios às micro e pequenas empresas».

Durante a tarde, a eurodeputada do PCP estará em contacto com produtores de sal de Castro Marim, «valorizando uma vez mais a produção nacional e regional enquanto fator de progresso e soberania».

No centro da discussão, estarão as regras relativas à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos que têm estado a ser debatidas no Parlamento Europeu. Este assunto levou a «uma recente intervenção do PCP contra a possibilidade de virem a ser elegíveis para rotulagem como produto biológico técnicas de produção de sal com impactos ambientais negativos, como o sal de mina e de vácuo – cuja extração provoca destruição de ecossistemas e uso intensivo de água – como pretende a Alemanha».

A jornada termina com uma Sessão Pública às 17 horas no salão da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António sobre o tema “A guerra na Ucrânia, o papel da UE e a luta pela Paz”.

Segundo o PCP, esta iniciativa será «uma oportunidade para conhecer e condenar o caminho que levou ao agravamento da Guerra na Ucrânia, alertar para os perigos da atual escalada e apontar os caminhos da luta pela paz».

 



Comentários

pub