Cineteatro Louletano repõe “Soberana” e recebe Sérgio Godinho em Abril

Há muito para ver e ouvir

A reposição da peça “Soberana” e um concerto de Sérgio Godinho são dois dos pontos altos da programação de Abril do Cineteatro Louletano. 

“Soberana”, a peça de teatro coproduzida pelo Teatro do Eléctrico e Cineteatro Louletano, que esgotou a sala por diversas vezes em 2019, está de regresso a Loulé, no ano em que se recuperam a Festa Grande e a Festa Pequena da Mãe Soberana na cidade.

A peça terá uma sessão em Abril, no dia 17, às 21h00, com audiodescrição (para pessoas com deficiência visual) e Língua Gestual Portuguesa (para S/surdos – com “S” maiúsculo são surdos que falam LGP).

Ainda no teatro, o mês começa logo a 1 de Abril com “Engolir Sapos”, pela Amarelo Silvestre, uma peça que nos propõe uma reflexão sobre a integração das comunidades ciganas (estima-se que haja cerca de 50 mil ciganos em Portugal) e os preconceitos que ainda hoje existem face a esta minoria.

Mais tarde, a 22 de abril, A Turma levará a cena “Alma”, de Tiago Correia, peça que ganhou o Grande Prémio de Teatro Português SPA 2018.

Este é «um trabalho sobre um jovem que tem um acidente e que fala sobre a solidão e a possibilidade de confiança na amizade e no amor, a importância de que se revestem os laços familiares e a transmissão de valores entre gerações, com uma sessão dedicada às escolas», diz a Câmara de Loulé.

No dia 9 de Abril, haverá “Pantera”, espetáculo de dança baseado no músico cabo-verdiano Orlando Barreto, mais conhecido como Pantera, ele que abriu novos horizontes na música no seu país. Na peça, é convidada a cantora Mayra Andrade, com Audiodescrição.

Também na área da dança, Vera Mantero terá “O Limpo e o Sujo”, uma peça sobre as regras e a falta delas, sobre corpos educados e deseducados e a fusão possível entre ambos.

Já na música, Sérgio Godinho dará um concerto a 19 de Abril, em Loulé.

O cantautor vai apresentar o novo álbum, “Nação Valente”, num concerto que assinala os 50 anos de carreira do músico e em simultâneo os 92 do Cineteatro Louletano. Este evento terá interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

A 25 de Abril, para assinalar os 48 anos da Revolução dos Cravos, o contrabaixista Bernardo Moreira traz ao Cineteatro Louletano uma estreia nacional, com “Cantigas de Maio”.

Esta será «uma homenagem a autores que marcaram a história social, política e cultural do país, trazendo músicos de nova geração, entre eles, João Neves, que conquistou os mentores do “The Voice Portugal” e foi escolhido pelo “The Voice Global” como uma das melhores provas cegas do ano de 2021».

E a fechar o mês na música, dois concertos no Dia Internacional do Jazz: os CAL Elements Trio, um trio de contrabaixo (Marco Martins), acordeão (João Palma) e bateria (Filipe Sequeira), para ver no Auditório do Solar da Música Nova às 19h00 e pouco depois às 21h00, uma “estrela do jazz” que vem do Brasil: Amaro Freitas.

A 24, uma novidade: Visitas Encenadas ao Cineteatro Louletano, pela Associação Figo Lampo.

«“Vestido de preto, eu nunca me comprometo”, dá-nos a oportunidade de conhecer por dentro as instalações do CTL, que este ano comemora 92 anos de existência», diz a autarquia.

A 26 de Abril, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, Loulé recebe “Mais Alto!”: dois concertos para escolas, com temas de José Mário Branco, Caetano Veloso, Xutos e Pontapés, entre outros.

E a fechar, a 26 e 27, surge o “Atividário de Dança”, com uma exposição no Foyer do Cineteatro, oficinas e uma sessão (a 27, Dia Mundial da Dança) com os autores do livro “Dança”, de Inês Fonseca Santos e do ilustrador André Letria.

 



Comentários

pub