Centro Hospitalar Universitário do Algarve assinala Dia Mundial do NIDCAP

Estes são «cuidados individualizados centrados no bebé, na família e no desenvolvimento do bebé»

O Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai comemorar, de 18 a 25 de Março, o Dia Mundial do NIDCAP (Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program), com iniciativas nos Hospitais de Faro e Portimão. 

Pretende-se com estas iniciativas dar a conhecer o programa NIDCAP aos profissionais de saúde e ao público que visita o CHUA, bem como proporcionar a reflexão sobre o impacto do programa nos recém-nascidos internados e nas suas famílias.

Assim, entre os dias 18 e 25 de Março vão estar patentes nos hospitais de Faro e de Portimão duas exposições temáticas sobre NIDCAP, as quais dão a conhecer os cuidados prestados no CHUA nesta área.

Para o dia 24 de Março está agendada uma sessão clínica sobre o tema «NIDCAP e a sua importância no neurodesenvolvimento», direcionada em exclusivo para os profissionais de saúde. A sessão tem início às 12h00 no auditório do Hospital de Faro e conta com a intervenção da médica Vera Santos.

De acordo com informação dos profissionais do Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica, o CHUA presta cuidados segundo a filosofia NIDCAP há 13 anos.

Estes são «cuidados individualizados centrados no bebé, na família e no desenvolvimento do bebé que permitem a adaptação do ambiente hospitalar à assistência individualizada e de excelência do bebé, com o envolvimento dos pais».

 



Comentários

pub