Campanha de arqueologia subaquática apresentada ao público em Portimão e Lagoa

Campanha Arade 23 enquadra-se no programa de relações bilaterais do projeto Water World

Campanha em curso no sítio arqueológico subaquático Arade23 – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A primeira campanha de mar do projeto Water World, que está a decorrer no sítio arqueológico subaquático Arade 23, localizado entre Lagoa e Portimão, entre 14 de março e 1 de abril, vai ser apresentada duas sessões públicas, em Portimão e em Lagoa, esta quinta-feira, dia 24, e na sexta-feira, dia 25 de Março.

A campanha está integrada no Projeto Water World, financiado pelo Programa Cultura do Mecanismo Financeiro EEA Grants e operacionalizado em Portugal pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática da Direção-Geral do Património Cultural (CNANS/DGPC).

Os técnicos do CNANS da Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com os colegas do Norsk Maritimt Museum (Museu Marítimo da Noruega), estão a aplicar e a desenvolver metodologias de fotogrametria subaquática georreferenciada no contexto de um naufrágio datável do século XIX.

As sessões, que contam com a participação das equipas do CNANS/DGPC e do Museu Marítimo da Noruega, estão marcadas para o Auditório do Museu de Portimão, às 18h00 de quinta-feira, dia 24, e para a Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, às 18h30, de dia 25.

Programa das sessões:
• Apresentação;
• O Projeto Water World;
• O património arqueológico subaquático do estuário do Arade;
• A campanha de fotogrametria georreferenciada no arqueossítio de naufrágio Arade 23;
• Debate.

A campanha Arade 23 enquadra-se no programa de relações bilaterais do projeto Water World e tem por objetivo articular as metodologias de fotogrametria utilizadas pelos parceiros do Estado doador (Noruega) e de Portugal.

A par da colaboração de entidades locais, nomeadamente das Câmaras Municipais de Lagoa e de Portimão, esta campanha conta também com a participação de especialistas do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto Water World visa a capacitação do CNANS da DGPC através do desenvolvimento de metodologias de registo, úteis para a monitorização e disseminação do património cultural subaquático, tendo como base a experiência prévia das instituições envolvidas.

Orçado em 995.000 euros provenientes do Mecanismo Financeiro EEA Grants, os objetivos do Water World são a salvaguarda, proteção, conservação, monitorização e disseminação de bens culturais arqueológicos nacionais provenientes de ambientes saturados de água. Trata-se de um projeto a desenvolver em quatro anos, promovido pela DGPC/CNANS em parceria com o Norsk Maritimt Museum.

 

 



Comentários

pub