Caminhantes de 11 nacionalidades participaram em evento internacional no Ameixial

Encontro teve o selo da IML, «a associação mais antiga do mundo a realizar eventos de caminhadas não competitivas»

Foto: João Ministro

45 caminhantes de 11 nacionalidades percorreram os trilhos serranos do Ameixial na primeira edição de um encontro internacional de caminhadas da federação mundial de caminhadas IVV e do clube de caminhadas IML, organizado localmente pela Associação de Caminhadas do Algarve, que decorreu a 5 e 6 de Março, nesta freguesia do interior do concelho de Loulé.

Caminhantes de vários pontos do mundo fizeram-se aos trilhos locais, alguns deles já com o selo da IVV, e «descobriram os muitos recantos do Ameixial através de caminhadas de 10 e 25 quilómetros», segundo os organizadores do evento.

No final, a gastronomia local também entrou em cena, proporcionada pela dona Maria do Café Central, que já é uma referência para os que sobem a serra para caminhar no Ameixial.

Esta aldeia do interior de Loulé está, de resto, habituada à presença de caminhantes de várias nacionalidades. Mas, desta feita, o evento teve a particularidade de envolver «a associação mais antiga do mundo a realizar eventos de caminhadas não competitivas» que tem «milhões de associados em todo o mundo».

«Mesmo com problemas de comunicação com os habitantes locais, o sentimento com que os participantes abandonaram o Ameixial foi unânime: querer voltar», asseguram os promotores do encontro.

As caminhadas voltam a estar em destaque nesta aldeia serrana entre os dias 23 e 25 de Abril, datas para as quais está marcada a edição de 2022 do WFA – Walking Festival Ameixial.

 

 



Comentários

pub