Câmara de Silves e ministra da Cultura lamentam morte do silvense Jorge Santos

Artista faleceu no dia 25, aos 48 anos

Foto: Facebook de Jorge Santos

A Câmara de Silves e a ministra da Cultura lamentaram a morte de Jorge Santos, artista plástico natural deste concelho, que faleceu de morte súbita no dia 25 de Março.

Apesar de ser algarvio, Jorge Santos desenvolveu a sua atividade artística na zona Oeste, após se ter formado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

«Enquanto artista plástico, o seu percurso artístico passou pela pintura, escultura, vídeo, fotografia e gravura. O seu trabalho é reconhecido não só em Portugal como no estrangeiro, integrando coleções privadas nacionais e internacionais», segundo a Câmara de Silves, que manifestou «o seu profundo pesar» pelo desaparecimento de Jorge Santos.

Também Graça Fonseca, ministra da Cultura, «lamenta profundamente» a morte do artista.

«Jorge Santos desenvolveu uma obra profundamente atenta ao valor de luz dos objetos e, sobretudo, da expressão da natureza e da sua permanente transformação e mudança, na relação com a luz e a sombra. Em todas as dimensões de reconhecimento sobre as identidades do dia e da noite, a sua obra definiu uma visualidade de expressão cósmica, com recurso a fortes contrastes cromáticos, reequilibrando uma poética do desenho transformado em pintura e esta no rigor da sua margem gráfica», segundo o Ministério da Cultura.

«Silhuetas de árvores, o perfil da folhagem, os limites do contorno, o fluir da natureza, mas também as relações de influência e contágio entre o exterior natural e o interior da arquitetura desenhada pelo ser humano, entre janelas, cortinas, estores, movimentos, gestos e olhares, tudo isto faz parte do trabalho artístico de Jorge Santos e do universo tão próprio e imediatamente identificável que as suas obras apresentam», acrescentou a tutela.

Entre as coleções em que a sua obra está representada contam-se as da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação PLMJ, da Fundação Carmona e Costa ou do MAAT.

 

 



Comentários

pub