Bach e Mozart no Concerto de Quaresma na Misericórdia de Lagoa

Entrada é gratuita mas inscrição é obrigatória

Imagem: Josh Applegate

A Igreja da Misericórdia de Lagoa recebe, no sábado, dia 9 de Abril, às 17h00, um concerto de Quaresma, com Salomé Matias (flauta-transversal) e Tiago Santos (clarinete).

O programa inclui obras de compositores como Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Hector Berlioz, Anton Bruckner, Jean Sibelius e Franz Schubert.

Este evento resulta de uma parceria entre o Município de Lagoa, a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa, com o intuito de promover o património artístico religioso do concelho e dar a conhecer espaços religiosos, artistas, instrumentos e obras de compositores portugueses e estrangeiros.

Segundo a associação Ideias do Levante, a realização deste concerto visa também angariar fundos para a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa. Os donativos poderão ser enviados para o IBAN PT50004570604000764221151 ou poderão ser entregues antes ou depois do concerto, junto da entrada da igreja.

Salomé Matias é natural do Algarve e iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos na Academia de Música de Lagos, escolhendo como instrumento o piano.

Aos 11 anos, começou a estudar flauta transversal, que mais tarde escolheu como instrumento principal. Concluiu simultaneamente o 8º grau do curso de flauta transversal e piano em 2011, sob a orientação da professora Maria João Cerol e do professor João Luís Rosa.

Nesse mesmo ano, ingressou na Universidade de Évora no ramo de Interpretação – Flauta Transversal, onde prosseguiu os seus estudos com a professora Anabela Malarranha.

Frequentou masterclasses com os professores Luís Garcia, Ana Sofia Dias, Marina Camponês, Rien de Reende, Vasco Gouveia e Stephanie Wagner. Trabalhou com os maestros Luís Clemente, Jacob de Haan, Kodo Yamagishi, Christopher Bochmann e Luís Pinheiro.

Entre 2013 e 2019, lecionou a disciplina de flauta transversal no Conservatório Regional do Alto Alentejo e escola de Artes do Norte Alentejano.

No ano de 2021, concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Évora, sendo atualmente professora da classe de flauta da Sociedade Filarmónica Silvense e da Sociedade Filarmónica Portimonense.

Tiago Santos, natural de Gançaria, Santarém, inicia os seus estudos musicais aos 14 anos em clarinete na Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria.

Aos 15 anos ingressa na A.M.A na classe de clarinete do professor Jorge Camacho e, em 2012, conclui a Licenciatura de Clarinete com o professor Étienne Lamaison no Departamento de Artes da Universidade de Évora.

Na qualidade de instrumentista, tocou com The Gift, Wanda Stuart, Corvos, Nuno Guerreiro, Cuca Roseta, Rita Guerra e é membro fundador de diversos agrupamentos, onde se destaca o Quarteto de clarinetes da Universidade de Évora, Lutosduet, Ricky Foxtrot, Kamal e Bar Aberto.

Participou em diversas masterclasses de clarinete, com os professores Étienne Lamaison, Jorge Camacho, António Menino, António Rosa, Nuno Silva, Nuno Pinto, entre outros.

Paralelamente à atividade como clarinetista, frequentou cursos de direção orquestral com os Maestros Mitchell Fennell, Pedro Ralo, António Menino, Alberto Roque e, particularmente, com Kodo Yamagishi, assistente da orquestra do S. Carlos.

Dirigiu a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio entre 2015 a 2019 e desenvolve atualmente as funções de professor de Formação Musical no Conservatório de Artes e Música de Lagos e de professor de clarinete na Sociedade Filarmónica Portimonense e na Sociedade Filarmónica Silvense.

 


PROGRAMA

> Sinfonia da Cantata “Non sa che sia dolore”, BWV 209 – J. S. Bach;
>> “Lascia la spina, cogli la rosa” da Oratória “Il Trionfo del Tempo e del Disinganno”, HMV 46a – Handel;
>> Church Sonata nº 1 em Mib Maior, k. 67/41h – W. A. Mozart;
>> Church Sonata nº 12 em Dó Maior, k.263 – W. A. Mozart;
>> “Erbarme dich, mein Gott” da Oratória “St Matthew Passion”, BWV 244, parte 2 – J. S. Bach;
>> “Ave Maria” – F. Schubert;
>> “Dans cette ville immense” da Oratória “L’Enfance du Christ” – H. Berlioz;
>> “Sheep May Safely Graze” da Cantata 208 – J. S. Bach;
>> Be still my soul, de “Finlandia” op. 26 – J. Sibelius;
>> Locus Iste – motete WAB 23 – A. Bruckner.

 

A ter lugar presencialmente, o concerto, de entrada gratuita, seguirá as recomendações da DGS – Direção Geral da Saúde, sendo necessário reservar atempadamente por uma das seguintes vias:
– formulário de reservas via online clicando aqui.
– 282380053 (secretaria), número disponível de Segunda a Sexta, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
– 965017845 (produção), número disponível no dia do concerto a partir das 14h00 até às 17h00.


Igreja da Misericórdia de Lagoa
Edificada presumivelmente entre os anos 1521 e 1525, a Igreja da Misericórdia de Lagoa, está implantada no coração da malha urbana.A fachada, reconstruída após os estragos provocados pelo terramoto de 1755, exibe um frontão recortado, enquadrado por dois volumosos pináculos, com escudo encimado por coroa real em relevo ao centro, que substituiu o anterior, mais ornamentado.

O seu interior, de planta retangular e cobertura em madeira e telhas no lugar da primitiva abóbada, é decorado por painéis de azulejos do século XVII e friso de açafates floridos enquadrados por folhagem barroca.

Na capela-mor, pode observar-se um retábulo em talha dourada, obra dos finais do século XVII, onde se enquadra uma bela imagem do Senhor Crucificado. De destacar são igualmente as imagens, colocadas em nichos pintados a vermelho, de S. João Baptista e de Santa Isabel, Rainha de Portugal, ambas do século XVIII.

De entre outros aspetos da história da Misericórdia de Lagoa, refira-se a existência de uma antiga azinhaga.

A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve, Portugal) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com atividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projetos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar.

 



Comentários

pub