Associação Académica da Universidade do Algarve volta a dar bolsas aos estudantes

Para Fábio Zacarias, um dos maiores desafios deste mandato passa por conseguir aproximar mais Portimão da Universidade do Algarve

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) vai reativar o projeto de atribuição de bolsas a estudantes. A garantia foi dada pelo novo presidente Fábio Zacarias, numa entrevista ao Sul Informação, em que também falou da «boa saúde financeira» da associação e da retoma dos grandes eventos, como a Semana Académica. 

Eleito em Janeiro, Fábio Zacarias sucedeu a Vítor Pereira como presidente da AAUAlg.

O estudante do curso de Gestão já tinha sido vice-presidente de Raquel Jacob, em 2020, e tornou-se conhecido também como líder do movimento Portimão U que esteve envolto numa polémica com…a Associação Académica.

Em entrevista ao Sul Informação, Fábio Zacarias, agora presidente da AAUAlg, elegeu a ação social como uma das prioridades para este mandato, voltando, por exemplo, a atribuir bolsas de estudo a estudantes.

«Esse projeto começou em 2020, mas, no ano passado, não lhe foi dada continuidade devido a toda a envolvência da pandemia. Nós, este ano, queremos não só reativar as bolsas de estudo, como aumentar o número de atribuições», explicou.

Apesar de não fixar um número, Fábio Zacarias conta que sejam dadas, pelo menos, 20 bolsas.

Para tal, a AAUAlg conta «trabalhar em conjunto com todos os municípios» do Algarve porque a «Associação Académica não é só das cidades de Faro e Portimão».

Outro dos projetos que o líder associativo quer lançar é o “Olho Social”, de apoio à saúde mental dos estudantes, problema que «se agravou ainda mais com a pandemia».

A isto junta-se uma presença «vincada» da AAUAlg na defesa de questões como «preços justos de arrendamento» ou a «abolição das propinas».

«A Associação Académica tanto pode, como deve ser uma força viva da nossa região. Por exemplo, chegam-nos muitas ofertas à Associação Académica. O tecido empresarial da região procura falar connosco», disse.

 

 

 

Para Fábio Zacarias, um dos maiores desafios deste mandato passa por conseguir aproximar mais Portimão da Universidade do Algarve, uma vez que, nesta cidade, há um polo da academia algarvia.

«Acho que uma das dificuldades será trabalhar a região no seu todo, porque, quer queiramos ou não, o Algarve tem trabalhado sempre num paradigma universitário muito na cidade de Faro, mas nós, para conseguirmos um desenvolvimento socioeconómico bom, temos que conseguir trabalhar no Barlavento e no Sotavento», considerou.

«Quero apostar, na medida do possível, num crescimento do campus de Portimão. Prova disso é que, este ano, na direção geral, já temos mais pessoas do campus de Portimão. Ainda assim, é um desafio e vai ser uma dificuldade conseguirmos garantir que o movimento associativo na cidade de Portimão seja parecido com Faro», acrescentou.

Certo é que, apesar de dois anos difíceis, a AAUAlg continua «com estabilidade financeira».

«Como é do conhecimento de todos, vivemos um momento complicado no passado. Neste momento, estamos bem também com os subsídios que acabamos por receber, no âmbito da pandemia. Agora, com mitigação das restrições, vai ser possível voltarmos a crescer», perspetivou Fábio Zacarias.

Para tal, a AAUAlg conta com a realização, este ano, a Semana Académica do Algarve, depois de o evento ter sido cancelado em 2020 e 2021.

As datas já foram anunciadas: de 28 de Abril a 7 de Maio. O modelo de como vai decorrer a festa dos estudantes algarvios ainda «está a ser estudado».

«Ainda estamos a estudar os moldes porque, ainda assim, nós vamos precisar de planos de contingência, medidas de segurança e higienização do espaço, portanto todo esse trabalho acaba por ser um desafio. Este vai ser o evento do presente e do futuro, porque daqui para a frente vai acontecer sempre neste tipo de moldes. É um desafio, mas aquilo que nós podemos garantir é que estamos a trabalhar nele», concluiu Fábio Zacarias.

 

 



Comentários

pub