Ana Abrunhosa já viu a ligação ferroviária Faro-Sevilha «mais difícil»

Presidente do Governo Regional da Andaluzia promete, por seu lado, «pressionar muito» o Governo espanhol para que a obra avance

Ana Abrunhosa- Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, afirmou hoje em Faro que já viu a situação da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Algarve e Sevilha «mais difícil», à margem de uma sessão onde também Juan Manuel Moreno, presidente do Governo Regional da Andaluzia, prometeu «pressionar muito» o Governo espanhol para que a obra avance.

A ministra portuguesa e o governante da região da Andaluzia estiveram no Algarve para a sessão da assinatura do protocolo de Cooperação Transfronteiriça da Comunidade de Trabalho Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, que decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

E foi logo durante a sessão que se falou da tão desejada ligação ferroviária.

No seu discurso, que antecedeu a assinatura do protocolo, Ana Abrunhosa assegurou que «não é por causa de Portugal que esta obra não consta da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço», aprovada no final de 2020, garantindo que, no dia antes da assinatura do acordo, insistiu com o Governo espanhol «que queria muito que fosse inscrita» no documento.

Mas, à margem da sessão, deixou uma mensagem de esperança: «Já vi a situação mais difícil», assegurou.

«Na última cimeira, ouvi da parte da primeiro-ministro do Governo do reino de Espanha outra recetividade para analisar e voltar a estudar o dossiê», explicou, apesar de esta obra ter acabado por não constar da estratégia comum.

Desta forma, o Governo «vai continuar a insistir» no assunto e acredita não estar sozinho, uma vez que há «uma eurorregião muito empenhada e uma região da Andaluzia muito comprometida com este projeto».

 

Juan Manuel Moreno

 

Esse compromisso foi, de resto, reafirmado pelo Governo Regional da Andaluzia.

«Com os fundos europeus, a ligação pode ser feita. Consideramos que é necessária e oportuna e o Governo da Andaluzia vai pressionar muito o Governo de Espanha para que essa obra se concretize», disse Juan Manuel Moreno, à margem da sessão.

O mesmo responsável afiançou que há «uma atitude muito positiva» da parte do Governo espanhol em relação a esta obra, que foi considerada «uma prioridade nos planos estratégicos de transportes e comunicações trabalhados em conjunto com o governo central».

Este seria um projeto muito importante para ambas as regiões, acredita o governante andaluz, que considera que a ligação ferroviária podia potenciar a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia como um dos grandes destinos turísticos do mundo, sobretudo do sul da Europa».

Agora, defende, esta obra «tem de ser traduzida, no papel, num projeto viável, com prazos e investimentos», até porque, na sua visão, é «irrevogável».

Antes, durante a sessão, Juan Moreno já havia falado de outra ligação, a ponte que será construída entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, uma iniciativa do Governo português, que será paga com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

O presidente do Governo andaluz diz «aplaudir» a decisão, não escondendo que o avanço desta nova passagem entre Portugal e Espanha também «é fundamental» para o desenvolvimento da Andaluzia.

Uma ideia repetida por Ana Abrunhosa, que pediu a Juan Moreno «apoio em todas as etapas deste projeto tão importante».

Lembrando que os prazos para concretização da ponte são «apertados», a ministra frisou a importância de os processos, nomeadamente de licenciamento ambiental, serem céleres, de um lado e outro da fronteira, «sempre com todo o respeito pelas leis».

 

 

 



Comentários

pub