Alunos do ISMAT apresentam proposta estratégica para a regeneração e dinamização do centro de Portimão

Proposta desenvolvida pela Licenciatura de Design de Comunicação

A licenciatura de Design de Comunicação do ISMAT vai apresentar, em parceria com a Junta de Freguesia de Portimão, uma proposta estratégica para a regeneração e dinamização do centro da cidade.

A apresentação terá lugar no dia 21 de Março, às 18h00, no Auditório do ISMAT, com a presença de Maria da Luz Santana, presidente daquela Junta de Freguesia, bem como de convidados das instituições de governança.

O ISMAT explica que «no âmbito das atividades curriculares, desenvolvidas na Licenciatura de Design de Comunicação, todos os anos desenvolvemos um projeto com um parceiro local em modo de sprint challenge».

Se, há dois anos, o projeto desenvolvido deu origem à marca da Junta de Freguesia de Alvor, e. no ano passado. a três propostas de serviços para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, «este ano exploramos a dinâmica urbana onde se insere o ISMAT e, em conjunto com a Junta de Freguesia de Portimão, desafiámos os alunos de Design a desenvolverem uma proposta estratégica para a regeneração e dinamização do centro de Portimão».

A iniciativa decorreu entre o dia 7 e 11 de Março, nas antigas instalações da Junta de Freguesia e com a participação de diversos agentes do território.

No primeiro dia, falou a presidente de Junta de Freguesia, que expressou a sua opinião sobre o desenvolvimento do centro da cidade e manifestou todo o apoio ao desenvolvimento do projeto.

No segundo dia, os alunos de Design «exploraram dinâmicas etnográficas de observação e questionamento junto dos habitantes e comerciantes do centro de Portimão».

Também foram «realizadas dinâmicas com alguns representantes do comércio local, através da Associação Portimonense de Comércio e Serviços, com a presença do presidente José Pinto e proprietários de negócios locais», como Ana Lúcia Caetano, do PTM DownTown, e Cláudia e Ion, do Gribbfarm, que apresentaram a visão de como os novos investidores olham para a cidade.

No dia seguinte, os alunos analisaram os dados recolhidos nestas sessões e nos questionários realizados online, os quais tiveram muito boa adesão.

Nos últimos dois dias, foram identificados fatores chave que permitiram desenvolver três conceitos destintos, e que levaram os alunos a contruir «uma estratégia integrada para ativar o centro de Portimão, com uma visão inovadora que poderá abranger diversos domínios económicos da região e alargar a consciencialização da transformação social e tecnológica em curso».

O objetivo é «sobretudo responder ao impacto climático, através da sustentabilidade e reutilização de recursos, até à mitigação do impacto económico dos últimos eventos internacionais».

 



Comentários

pub