Alunos de Olhão, Lagos e Vilamoura representam o Algarve no Parlamento dos Jovens

Sessão nacional decorre em Maio, na Assembleia da Repúblcia

As Escolas Secundárias Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, e Júlio Dantas, de Lagos, e o Colégio Internacional de Vilamoura foram as vencedoras do programa “Parlamento dos Jovens – Secundário – 2021/2022” a nível distrital, na sequência da sessão distrital desta iniciativa, que se realizou no dia 15 de Março.

Na prática isto significa que serão alunos destes estabelecimentos a representar o Algarve na sessão nacional deste programa, marcada para os dias 30 e 31 de Maio, mais precisamente Francisco Fernandes Marreiros (porta-voz do distrito de Faro) e Rodrigo Soares Raposo, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, Miguel Filipe Ribeiro e Iara Sofia Varela Martins, da Escola Secundária Júlio Dantas, de Lagos, e Beatriz Ferreira e André Martins, do Colégio Internacional de Vilamoura.

Segundo a direção regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), na sessão distrital, na qual participaram 70 alunos de 15 escolas da região, aprovaram um «conjunto de medidas que os/as jovens do Algarve propõem que sejam tidas em consideração pela Assembleia da República», inspiradas no tema “Fake News: O impacto da Desinformação na Democracia”.

O IPDJ salienta que os alunos envolvidos «demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade muito apreciável».
O “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como principal objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.

Na sessão distrital participaram, para além dos alunos, Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ, Teresa Santos, vereadora da Câmara Municipal de Faro, Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve, José Apolinário, presidente da CCDRAlgarve, e de Luís Graça, deputado à Assembleia da República, «que no início da sessão respondeu a perguntas, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento Nacional».

 

Escolas envolvidas:

– Escola Profissional Cândido Guerreiro – CIPRL, Alte, Loulé
– Escola Secundária João de Deus, Faro
– Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão
– Escola Secundária Drª Laura Ayres, Quarteira, Loulé
– Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos
– Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
– Escola Secundária de Albufeira
– Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro
– Escola Secundária de Loulé
– Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro
– Nobel Internacional School Algarve, Lagoa
– Escola Secundária de Vila Real de Santo António
– Colégio Internacional de Vilamoura
– Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, Lagoa
– Escola Básica e Secundária de Albufeira

 

 

 

 



Comentários

pub