Albufeira homenageia mulheres do concelho que se distinguiram em diversas áreas

Dia Internacional da Mulher também será celebrado com a inauguração de uma exposição

Albufeira vai homenagear mais de uma dezena de mulheres do concelho que se destacam «nas áreas da saúde, do desporto, da hotelaria, da igualdade, da gastronomia, do ensino superior, dos espaços verdes, do voluntariado e da tradição popular», numa sessão marcada para 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

O evento decorre nos Paços do Concelho de Albufeira e não terá público, mas será transmitida online via streaming direto.

Até hoje, e nas quatro edições da iniciativa,  a distinção “Albufeira Mulher”, «já reconheceu, publicamente, 27 mulheres albufeirenses, cujos percursos profissionais ou contributos pessoais foram ou são relevantes para o concelho».

No mesmo dia será inaugurada na Sala de Extensão Cultural do Arquivo Municipal de Albufeira a exposição “As mulheres de Artur Pastor”, da ilustradora Marta Nunes, que pode ser vista até 4 de Julho.

«A abertura desta exposição contará com intervenções por meio virtual do filho de Artur Pastor e da autoria da exposição. A coleção é composta por 30 ilustrações a grafite, numa tentativa de resgatar a memória de todas as mulheres fotografadas por Artur Pastor», segundo a Câmara de Albufeira.

Marta Nunes nasceu em 1984, em Lousada. Formada em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior é ainda durante o curso que surgem os primeiros trabalhos de ilustração para publicações. Descobriu a obra de Artur Pastor, num projeto sobre recolha de histórias de vida, no concelho de Portalegre. As fotografias de Artur Pastor despertaram ainda mais o seu interesse pela vida, costumes, tradições e ofícios das mulheres entre as décadas de 40 a 60.

Artur Pastor (1922-1999) foi um dos grandes fotógrafos portugueses no século passado. Deixou um legado de dezenas de milhares de fotografias a preto e branco ou a cores. O seu trabalho cobre o país de norte a sul, entre os anos 1940 até o seu falecimento. Este ano assinala-se o nascimento do fotógrafo pelo que um pouco por todo o país serão realizados vários eventos em sua homenagem.

 

 



Comentários

pub