Volta ao Algarve: Queda na chegada à Fóia dá vitória ao francês David Gaudu (Groupama FDJ)

Ciclistas colombiano e norueguês envolveram-se numa queda

David Gaudu – Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

A queda de Sérgio Higuita (Bora-Hansgrohe) e Tobias Foss (Jumbo-Visma), a poucos metros da meta na Fóia, deu esta tarde a vitória na segunda etapa da Volta ao Algarve a David Gaudu (Groupama FDJ).

Nesta etapa rainha da Algarvia, os dois ciclistas, no sprint final, tocaram um no outro e acabaram por cair. O francês Gaudu aproveitou a confusão e cortou a linha de meta em 1º lugar, com o tempo de 04:50:51, com isso conseguindo arrebatar a camisola amarela.

Apesar de tudo, o colombiano Higuita e o norueguês Foss conseguiram levantar-se e terminar a etapa, mas bem longe dos primeiros, tendo sido 21º e 23º, respetivamente.

Nas posições seguintes da etapa, que partiu de Albufeira e terminou no ponto mais alto da Serra de Monchique, ficaram o italiano Samuele Battistella (Astana-Qazaqstan Team), em 2º, e o inglês Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) em 3º, ambos a 1 segundo do vencedor.

O melhor português na tirada foi Ricardo Vilela (W52/FC Porto), que chegou na 12ª posição (+ 08 segundos que o vencedor), enquanto o melhor cilista de uma equipa algarvia foi Vicente de Mateos, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, que terminou em 25º (+ 01:07).

Na geral, Gaudu lidera com 1 segundo de avanço sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) e sobre o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl).

Esta sexta-feira, dia 18, corre-se a terceira etapa, a mais longa da atual edição da Volta ao Algarve, com uma ligação de 211,4 quilómetros entre Almodôvar e Faro.

 


As emoções ficaram todas guardadas para os últimos mil metros da 2ª etapa. Depois de a INEOS Grenadiers ter selecionado o pelotão na subida da Picota, a ascensão à Fóia, em Monchique, fez-se a ritmo constante.
O primeiro ataque aconteceu à entrada do derradeiro quilómetro, sendo protagonizado por Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor).O pelotão acelerou e passou pelo português, mercê do arranque de Samuele Bastistella (Astana Qazaqstan Team).
Após a última curva, Sergio Higuita e Tobias Foss arrancaram para sprintar pela vitória.Mas os campeões da Colômbia e da Noruega tocaram-se e caíram. David Gaudu evitou o acidente e sprintou para a vitória, cortando o risco ao fim de 4h50m51s (média de 37,628 km/h).Samuele Batistella foi o segundo e Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) fechou o pódio da jornada, ambos a 1 segundo do vencedor.
Ricardo Vilela foi o representante português no top 15, gastando mais 8 segundos do que o chefe-de-fila da Groupama-FDJ.David Gaudu sai da Fóia com a Camisola Azul Lusíadas, de melhor trepador, e com a Camisola Amarela Turismo do Algarve, que o confirma como primeiro da geral. Tem seis corredores apenas a 1 segundo de diferença. Brandon McNulty (UAE Team Emirates) é segundo e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) é terceiro.

O belga, vencedor da Volta ao Algarve em 2020, continua em posse da Camisola Branca IPDJ, de melhor jovem.

O neerlandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) conserva a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. A INEOS Grenadiers assumiu a primeira posição por equipas.

 

Atualizado às 19h52, acrescentando informação e fotografias

 



Comentários

pub