Vodafone Portugal assume ter sido «alvo de ciberataque»

Para já, apenas a voz móvel e a rede 3G foram recuperadas

A Vodafone admitiu, em comunicado, que foi «alvo de uma disrupção na sua rede», iniciada na noite de 7 de fevereiro, «devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações». A empresa garante não ter indícios de que «os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos».

A empresa garante que «assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços».

Para já, apenas a voz móvel e a rede 3G foram recuperadas. A situação continua a afetar «a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital».

A Vodafone explica já ter recuperado «os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País».

No entanto, «infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos». E promete: «essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira».

Segundo a Vodafone, agora vai seguir-se uma «investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos», que «se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes». Mas, sublinha, «não temos a esta data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos».

A Vodafone afirma-se «absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos clientes».

«Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação», garante.

«Atualizaremos informações sobre o estado do serviço à medida que a situação progrida», anuncia a Vodafone, a terminar o seu comunicado.

 

 

 
 

 



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