Velejadores olímpicos disputaram Portugal Grand Prix em Vilamoura

Último dia de competição confirmou a dupla polaca Dominik Buksak e Szymon Wierzbicki como vencedora na classe 49er

Centenas de velejadores olímpicos disputaram o Portugal Grand Prix que terminou esta quarta-feira, 23 de Fevereiro, em Vilamoura. 

O último dia de competição confirmou a dupla polaca Dominik Buksak e Szymon Wierzbicki como vencedora na classe 49er, seguida pelos italianos Uberto Crivelli Visconti e Giulio Calabrò.

Com vento a soprar do quadrante Este, entre os 7 e os 16 nós, foram-se confirmando os vencedores, nas últimas regatas do Portugal Grand Prix (Round 2).

Em Nacra 17, os franceses Tim Mourniac e Lou Berthomieu terminaram vitoriosos, cabendo o segundo lugar aos dinamarqueses Natacha Saouma-Pedersen e Mathias Borreskov.

Johanne Schmidt e Andrea Schimidt venceram o Portugal Grand Prix na classe 49er Fx, tendo conseguido a melhor prestação no conjunto dos quatro dias de competição.

Na classe 470 a vitória foi espanhola, ficando a dupla Jordi Xammar e Nora Brugman em primeiro lugar, seguidos pelos britânicos Martin Wrigley e Eilidh Mcintyre.

Com os campos de regata montados muito perto da costa, quem nos últimos dias disfrutou do sol algarvio, teve o privilégio de usufruir de um espetáculo único, com centenas de velas na água.

O Vilamoura Sailing aproveitou a presença de centenas de velejadores de classes olímpicas, que escolhem Vilamoura para a sua preparação, para realizar esta prova pontuável para o Ranking Mundial das classes 49er, 49er Fx e Nacra 17.

Nas classes ILCA os vencedores foram: Duko Bos (Holanda) em ILCA 7, Marie Bolou (França) em ILCA 6 e Maarten Boot (Bélgica) em ILCA 4.

«Esta é já a quarta edição do Portugal Grand Prix. Estamos no circuito internacional o que é uma enorme conquista em quatro anos. Um dos eventos com que nós competimos diretamente é o Troféu Princesa Sofia em Palma de Maiorca, que tem 48 anos de existência, e nós este ano, no Portugal Grand Prix, em termos de participantes, estivemos já a 80% do que será expectável no Troféu Princesa Sofia que se realizará daqui a umas semanas», explica Nuno Reis, responsável pelo Vilamoura Sailing.

O clima atrativo, com condições de mar e vento ótimas para a pratica da vela fizeram com que perto de 70 países tivessem escolhido Vilamoura, para fazerem a sua preparação de Inverno.

Com um número cada vez maior de atletas, o centro de estágios atingiu a sua capacidade máxima com a presença de cerca de 400 velejadores, das mais importantes equipas mundiais.

Para Isolete Correia, administradora da Vilamoura World, o projeto Vilamoura Sailing é «um motivo de orgulho para a Marina de Vilamoura».

 



Comentários

pub