Urgente classificação do Megalitismo Alentejano avança por iniciativa da Direção Regional de Cultura

Agricultura super intensiva tem provocado a destruição de muitos destes monumentos, daí a urgência da sua classificação

A abertura do procedimento de classificação do Megalitismo Alentejano, conjunto que totaliza 2049 monumentos, já foi publicada em Diário da Républica, sob proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

O processo de classificação foi desencadeado em Outubro de 2020 pela diretora regional de Cultura do Alentejo Ana Paula Amendoeira, que requereu, junto da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Nacional de Cultura, a classificação urgente e excecional de todo o conjunto do património megalítico da região do Alentejo como conjunto de interesse nacional.

Segundo a DRCAlentejo, «a preparação do processo de abertura da classificação contou, desde a primeira hora, com a colaboração científica da equipa coordenada pelos professores doutores Ana Catarina Sousa e Victor S. Gonçalves (UNIARQ /Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que sustentaram técnica e cientificamente a proposta de classificação deste conjunto de valor incalculável, em Portugal e no mundo».

«A urgência da salvaguarda deste conjunto surge perante as várias destruições de património arqueológico resultantes do modelo de agricultura super intensiva que tem vindo a ser implementado no Alentejo, numa situação dramática e de crescente e sistemático desaparecimento da sua paisagem cultural», salienta a DRCAlentejo.

O conjunto em classificação do Megalitismo Alentejano, «inédito na sua dimensão, totaliza 2049 monumentos, alguns dos quais em mais do que um concelho, correspondendo à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e uma das mais relevantes à escala europeia».

«O Megalitismo corresponde ao fenómeno identitário de maior projeção na história das primeiras sociedades camponesas, do 4º e do 3º milénio a.n.e. no Alentejo, dada a sua monumentalidade, conceção arquitetónica, relação com a paisagem e com o cosmos, e ainda pelo investimento socioeconómico que para aquelas comunidades pré-históricas, terá significado a sua construção», acrescenta.

«As antas e os menires representam, além disso, um dos únicos vestígios pré-históricos que permaneceram visíveis à superfície, tendo constituído, junto das populações, um referencial identitário na paisagem durante quase seis mil anos até aos nossos dias».

 
 

 



Comentários

pub