Tavira: Aldeamentos Pedras d’el Rei e Pedras da Rainha instalam caixas-ninho para aves

Projeto resulta de uma colaboração com a Associação Vila Nativa

Os aldeamentos de Pedras d’el Rei e Pedras da Rainha, em Tavira, estabeleceram recentemente um protocolo com a Associação Vita Nativa, para a implementação de um projeto de alojamento local para aves, inserindo várias caixas ninho a fim de promover a diversidade da avifauna na região.

Segundo os aldeamentos, em Pedras da Rainha já se encontram instaladas 28 caixas ninho e 26 em Pedras d’el Rei, tendo já permitido «a fixação de populações de espécies como chapins, poupas e mochos-galegos».

Esta parceria tem o objetivo de «captar o interesse e proporcionar um contacto mais direto de quem visita os aldeamentos com as aves, promovendo assim o turismo de natureza», bem como «potenciar a fixação de mais aves no meio urbano e promover e realçar o papel importante das espécies no controlo de pragas biológicas».

O alojamento local para aves é um projeto que venceu o Orçamento Participativo Portugal de 2018 e resulta de uma colaboração entre a Associação Vita Nativa e a Direção Regional do Algarve do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Almeida Pires, diretor geral de Pedras da Rainha, afirma que «a preservação ambiental, e a defesa da avifauna existente nos nossos empreendimentos são uma preocupação constante, pelo que a adesão a este desafio mereceu de imediato a nossa aceitação».

«Cada vez mais, o turismo de natureza é uma aposta do Grupo Pedras, pelo que continuaremos a abraçar iniciativas como esta. Queremos ser cada vez mais ativos na conservação do ambiente e na defesa dos ecossistemas», realça o diretor geral.

Os aldeamentos Pedras d’el Rei e Pedras da Rainha, em conjunto com a Associação Vita Nativa, pretendem com este projeto «aproximar as pessoas da biodiversidade em seu redor e tornar os espaços urbanos do Algarve mais preparados para as aves, contribuindo para o desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico».

 



Comentários

pub