Silves: Conferência Laranja XXI vai debater citricultura na Fissul

Iniciativa decorrerá no dia 18 de Fevereiro, às 14h30, no auditório da FISSUL

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

A 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja será palco de mais uma edição da Conferência Laranja XXI, que terá lugar no dia 18 de Fevereiro, às 14h30, no auditório da FISSUL.

Segundo a Câmara de Silves, esta conferência tem por objetivo «debater e refletir sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este sector».

Na sessão de abertura irão estar presentes a presidente da Câmara de Silves Rosa Palma, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve José Apolinário, o presidente da Região Turismo do Algarve João Fernandes, o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) Carlos Guerreiro, o diretor regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve Pedro Valadas Monteiro e o diretor da ARHAlg Pedro Coelho.

 

 

Os painéis em debate por especialistas de diversas entidades, como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, DRAP Algarve, ARHAlg e Frutas Tereso, serão: Huanglongbing (HLB) e seus vetores: importância e controlo; Os inimigos da cultura dos citrinos: “Trioza erytreae” e HLB; A água e a agricultura no Algarve – Novos desafios: Plano Regional de Eficiência Hídrica e Regadio 2030; Água Subterrânea e o Sector Agrícola no Algarve; A água na Agricultura – Situação atual e desafios futuros e a apresentação de um caso prático de uso eficiente de água em citrinos.

A conferência culmina com um Quiz RD e um debate sobre “A agricultura na região do Algarve (Plano de Recuperação e Resiliência).

A autarquia de Silves relembra que «destacar a citricultura que se faz no concelho, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste setor é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a sua primeira edição em Fevereiro de 2017».

 



Comentários

pub